terça-feira, 28 de agosto de 2018


Linguista 1.0

 

Para organizar definitivamente nosso aproveitamento da realidade é preciso conquistar definitivamente o degrau da língua.

AQUELE OLHAR QUE UM HOMEM TEM (diz a música que Clara Nunes canta: olhar ou visão de mundo, visão de planeta)

ESTRUTURAL
FORMAL
Relativo aos conceitos
Relativo às palavras
SINTAXE
GRAMÁTICA
(cs ou ss). [Do gr. sWntaxis, pelo lat. tard. syntaxe.] S. f. E. Ling. 1. Parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si; construção gramatical. 2. Essa disposição. 3. Conjunto de aspectos da sintaxe de uma época ou de um autor. 4. Livro que expõe essa parte da gramática.
[Do lat. grammatica < gr. grammatiké, 'arte de ler e de escrever', f. subst. de grammatikós.] S. f. 1. A arte de falar e de escrever bem em uma língua. 2. E. Ling. Estudo ou tratado que expõe as regras da língua-padrão (q. v.).  3. Obra em que se expõem essas regras. 4. Exemplar de uma dessas obras. 5. E. Ling. Estudo da morfologia e da sintaxe de uma língua. 6. E. Ling. Conhecimento internalizado dos princípios e regras de uma língua particular. 7. E. Ling. Estudo sistemático desse conhecimento. 8. E. Ling. Estudo dos morfemas gramaticais de uma língua, como artigos, preposições, conjunções, desinências.  9. Bras. PE Pop. V. cachaça (1). 10.     Bras. PE Pop. Qualquer bebida alcoólica. [Cf. gramatica, do v. gramaticar.] 
http://www.cic.unb.br/~jhcf/MyBooks/ic/4.SintaxeSemantica/Sintaxe/RelacaoSintaxeSentencaAnalisadorSintaticoArvoresintatica.png
2006080300 Letras

Entrementes, de passagem, vejamos que sintaxe = PALAVRAS e gramática = CONCEITO na Rede Cognata.

Precisamos não apenas de dicionários como também de exemplos de textos (como já existem nos dicionários, só que neles pequenas citações) expondo as situações em que os grandes colocaram de tal ou qual jeito, com desdobramentos em documentários, uma imersão rápida que possa ser revista várias vezes, sempre ampliada, sempre com curiosidades, sempre mostrando a utilidade prática e teórica da língua nas várias profissões (6,5 mil), nas universidades (6,0 mil), nos bancos (8,0 mil) e em toda parte mesmo.

Vitória, sexta-feira, 20 de julho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário