quarta-feira, 29 de agosto de 2018


Círculos de Crescimento

 

Depois de todas essas décadas finalmente me dei conta de que os intelectuais (que detestava, detesto e espero continuar detestando) quando iam às favelas promover discussões, inclusive os da Teologia da Libertação, iam propor o sacrifício dos pobres e miseráveis em nome da “libertação”, quer dizer, da liderança dos intelectuais ou cerebrais, dos outros, daqueles iluminadíssimos que vindo de fora teriam todas as respostas para os estúpidos rendidos nativos.

Nunca ouvi falar (fora Paulo Freire) de alguém que fosse lá dar autonomia, auto-nomia, auto-regras, auto-leis; sempre iam ensinar pela boca de Marx, de Engels, de Lênin, de Trotsky, até de Stalin e Mao, de Marti, de Che ou de quem fosse, sempre estrangeiros. Nunca tive notícias de quem ensinasse a pensar por conta própria, a avaliar o passado em conjunto com o presente em busca de saída para o futuro EM TERMOS BRASILEIROS, em termos latinamericanos, em termos locais, digamos, capixabas, de dentro para fora, a partir das perguntas e não das respostas, do aprendizado e não do ensino. Não é a toa que o povo se ausentou, não se apresentou para o ensinamento muito nobre dos falsos.

CRESCIMENTO DOS CÍRCULOS (cones-espirais para as pessoas irem descendo até o centro compreensivo à medida que forem aprendendo mais e mais, para sair depois e propagar o movimento)

CONE (de baixo para cima e vice-versa, aprendizado e ascensão)
ESPIRAL (podendo subir e descer num ritmo circular, passo a passo)
http://www.atractor.pt/matviva/geral/HF/cone.jpg
http://es.tldp.org/Presentaciones/200203cecic-mexico/conf-alo/html/espiral.png

ENSINANDO O QUE É PESSOAMBIENTE (e estimulando todos e cada um a pensar)

·       LECIONANDO SOBRE AS PESSOAS:

1.       o que é o indivíduo (quais seus direitos e deveres)?

2.       qual é o lugar da família (quais são seus confortos explícitos e implícitos)?

3.      qual é o espaço de cada um no grupo?

4.      como devem se comportar as empresas?

·       INSTRUINDO SOBRE OS AMBIENTES:

5.      que instrumentações as cidades-municípios devem ter?

6.      quais os desenhos ótimos dos estados?

7.       como são tratados pelas nações os de lá?

8.      que planeta desejamos para nós e nossos filhos e netos?

Só vão lá pedir sacrifícios, morrer pela revolução, essas coisas.

Ninguém vai ensinar a ver o mundo e a tirar dele segundo sua consciência, ninguém oferece verdadeira liberdade de pensar por conta própria.

Vitória, terça-feira, 24 de julho de 2007.

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