quinta-feira, 11 de janeiro de 2018


Vendendo Racionalidade e Ameaça de Irracionalidade

 

A colega fiscal MLPF falou de um traço que os psicólogos colocam: de um lado a racionalidade e do outro a irracionalidade. É traço muito sutil, muito tênue o que separa um lado do outro: isso foi motivo do título.

Veja, os psicólogos e psicanalistas dos ricos (sem falar nos psiquiatras, que são dos pobres) tanto vendem a eles a racionalidade, o CUSTOSO processo de cura, quanto a ameaça permanente da temida irracionalidade, a possibilidade de “cair na loucura” e perder os negócios. A burguesia paga por isso, no sentido de continuar a predação. É uma chantagem, uma politicagem, uma pelegagem, porque os três profissionais se colocam entre a racionalidade e a irracionalidade: eles dão atestados de sanidade ou de insanidade.

PSICO

 
 
IRRACIONALIDADE
ATESTADOS
 
 
RACIONALIDADE

Estão, por conseguinte, numa posição-chave. Não apenas saneiam, declaram quem é mentalmente doente e mentalmente insano. Pior ainda, atestam que a burguesia é sã para continuar perpetrando seus malefícios, seus danos.

Ninguém nunca analisou o serviço de classe desses três grupos profissionais, o que fazem em prol da Burguesia geral.

Vitória, domingo, 12 de fevereiro de 2006.

 

PSICOLOGIA

Psicologia, estudo científico do comportamento e da experiência dos seres humanos e dos animais: como se sentem e o que pensam em relação ao meio ao qual se adaptam. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

PSICANÁLISE

Psicanálise, nome que se dá a um método específico para investigar os processos mentais inconscientes e a um enfoque da psicoterapia. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

PSIQUIATRIA

Psiquiatria, ramo da medicina especializado nos distúrbios mentais. Os psiquiatras não só diagnosticam e tratam esses distúrbios, mas também desenvolvem pesquisas para compreendê-los e preveni-los. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário