sábado, 13 de janeiro de 2018


A Riqueza de uma Só

 

OS EXTREMOS DA CURVA DO SINO ENSINAM


Pois há excessos (como na floresta amazônica) e falta (como no deserto do Saara) de árvores: talvez as pessoas aprendessem se fossem levadas de uma ao outro.

EXCESSO DE ÁRVORES...


... E FALTA DELAS


No Deserto do Saara não há árvores porque não há chuvas e o melhor lugar para valorizar tanto os vegetais quanto a água é lá. Já na Amazônia cortam essas maravilhas que são as árvores às centenas de milhares, demonstrando claramente que o querer humano é frágil, febril e tolo.

No Saara a riqueza de uma só árvore já constituiria uma alegria desmedida, ao passo que na Amazônia padecem do tédio do excesso dos ricos. Não há jeito de agradar à humanidade. Que aprendizado tão longo, que estupidez tão persistente!

Vitória, terça-feira, 28 de fevereiro de 2006.

 

AMAZÔNIA

Amazônia, ampla região natural que se estende entre o maciço das Guianas e o Planalto Brasileiro, e desde o Atlântico até os Andes, na América do Sul, com uma superfície de 7 milhões km2 compartilhada pelo Brasil (em sua maior parte), Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

DESERTO DO SAARA

Saara, grande deserto do norte da África e o maior do mundo. A estéril e vasta imensidão de areia do deserto do Saara torna difícil imaginar que a região já foi um campo úmido, atravessado por rios e habitado por elefantes e girafas. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário