sexta-feira, 2 de setembro de 2016


João e Maria e os Quatro Grupos Alimentares


 

FAZENDO GRUPO


http://www.fibermais.com.br/SITE2008/html/imagens/internas/piramide_alimentar_grande.jpg
http://www.clinicaq.com.br/imagens/piramide.jpg
http://www.essaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2011/06/alimente-se-corretamente.gif
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuZSPYq4qLA3kyX96jLm8V6ZN0e4aETiNk1xeDa7_guhRTPh335vO9kIslwIFlE_zSPICVFiVotTz4fpebsl2BVKcciur09CFL-Ire84_jYIIWjqv5w7f-5GIh9xqSMRP5ruX3QoyXXumR/s1600/piramide+alimentar+1.jpg
http://www.parana-online.com.br/media/uploads/blogs/gourmet_natural/2010_02/26284284-The-New-Four-Food-Groups.jpg
“Os alimentos se dividem, basicamente, em energéticos (carboidratos e gorduras), formadores (proteínas) e reguladores (fibras e vitaminas) do organismo. ‘Em geral, o que se recomenda é que a pessoa divida a sua dieta em 55 a 60% de carboidratos, 30% de gorduras (de preferência de origem vegetal) e 15% de proteínas’, recomenda a nutricionista”.
·                     Grupo 1
Os alimentos ricos em carboidratos, que fornecem as calorias necessárias para o crescimento e para as atividades diárias.
São ricos em fibras e vitaminas do complexo B. Mais da metade das calorias de que precisamos vem de alimentos deste grupo. Por isso, precisam ser ingeridos em maior quantidade.
É importante que eles estejam presentes no café da manhã, no almoço e no jantar, na forma de pães, biscoitos, torradas, cereais, arroz, batata, mandioca, macarrão ou outros tipos de massas.
Também são ótimas opções de lanches.
·                     Grupo 2
Alimentos ricos em proteínas, essenciais ao crescimento da criança. Fornecem ferro e vitaminas. Ideais no almoço e no jantar, na forma de carne de vaca e de frango, peixes, fígado, ovos, feijão, lentilha, ervilha, salsicha, peru.
·                     Grupo 3
Formado pelos vegetais e legumes, que fornecem vitaminas, minerais e fibras, e ajudam na manutenção e funcionamento do corpo. São exemplos os vegetais de folhas verde-escuras e legumes amarelos, como a cenoura e a abóbora. Podem ser crus ou cozidos.
·                     Grupo 4
Formado pelas frutas. Elas são ricas em vitaminas, principalmente a vitamina A e a vitamina C, minerais e fibras. O ideal é comer uma fruta rica em vitamina C todos os dias ou tomar um suco dessas frutas, como laranja, morango, kiwi, limão, goiaba, caju.
·                     Grupo 5
Formado pelos laticínios leite, iogurte e queijo. Eles fornecem cálcio, fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento dos ossos, e, também, proteínas.
Leite integral enriquecido com ferro ou com adição de vitaminas é o mais indicado para os que estão na faixa de 1 a 6 anos. Para as crianças de 7 a 10 anos, é melhor o leite integral.
Os leites semidesnatado e desnatado só devem ser adotados por recomendação médica ou de nutricionista quando houver história de obesidade e doenças cardiovasculares na família.

João e Maria se perderam na Selva de Pedra e foram parar na Supermercasa da Bruxa, que era cega, por vezes esbarrava nas pessoas e catbum, já era, já foi, já passou, deixou de ser.

Certo, ela lhes dava para engordar os quatro (que às vezes são três e às vezes são cinco, dentro dos princípios da ciência) tipos básicos de alimentos (carboidratos, frutas, vegetais e legumes, laticínios e proteínas), mas tudo sortido e torcido. Por exemplo, se o produto era apresentado “sem adição de açúcar” não quer dizer que não tivesse açúcar, só não foi adicionado, podia ter o que já estava na fruta. Se fosse light/luz não seria necessariamente dietético/diet – este era de privação de açúcar, mas poderia ter amido, que se transforma rapidamente no açúcar e eleva as taxas de glicose. Uns provocavam ácido úrico (todo tipo de proteína em excesso: ovos, carnes, leite e derivados, peixes, feijão, um mundo de ofertas tentadoras), outros felizmente aumentavam a pressão e o stress. Café e chás podiam ser tomados com adoçantes, que eram cancerígenos brabérrimos. E existiam os condimentos que atacavam o organismo. Ou as carnes com aditivos que contaminavam seu fígado.

João e Maria estavam sendo engordados pela Bruxa para o banquete, quando ela convidava a Morte para cear.

Se deixavam de consumir açúcar industrializado e pegavam açúcar mascavo, este era tão venenoso quanto o outro. Tudo tinha muito sal para fazer mal ao coração, muito açúcar para adoçar a glicose, muita gordura para entupir as veias, muitos condimentos, muito amido e tudo para fazer as alegrias hospitalares e aumentar as contas de pessoas e governos.

A Bruxa ria. Tinha um acordo silencioso com o Hospita-Lar e a Fármaco Peia. Com a boca diziam “não coma, siga as regrinhas da pirâmide alimentar” e com a outra ofertavam as gulo-senhas. Receitas esplêndidas na televisão e na mídia toda, revistas ensinando a engordar.

João e Maria mostravam os dedinhos cada vez mais gordos.

A Bruxa ria e lambia os dentes.
Serra, sexta-feira, 09 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário