sexta-feira, 6 de abril de 2018


Escola do Júri

 

Estou novamente no Tribunal do Júri da Comarca de Vitória e de cada vez tenho oportunidade de comentar algum assunto que impressiona minha consciência. No Brasil são 5,5 mil cidades-municípios em 26 estados mais o Distrito Federal, Brasília, e apesar desse montante muito significativo não existe ensinaprendizado para os milhares de “juízes de fato”. Só em Vitória, que tinha segundo a Wikipédia perto de 330 mil habitantes em 2005, são uns 300 – relação próxima de mil para um. Se fosse assim neste Brasil de 185 milhões teríamos 185 mil cidadãos propensos a freqüentar tal EJ – um público considerável necessitando de ensinamentos que a Escola de Magistratura ou a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ou quem quer que seja deveria proporcionar.

CONHECIMENTO DO JÚRI (disponível em tal escola)

·       Magia-Arte;

·       Teologia-Religião;

·       Filosofia-Ideologia;

·       Ciência-Técnica;

·       Matemática.

Julgar os outros não é brincadeira.

Não obstante pegam funcionários públicos como eu, donas de casa, artistas e outros sem o menor preparo, dotados apenas de consciência do certo e do errado e incumbem-nos desse delicadíssimo julgamento que, como dizem os advogados, pode libertar um culpado ou encarcerar um inocente.

SENTADOS JUNTOS NA ESCOLA

·       Advogados de defesa;

·       Estudantes de direito;

·       Juízes;

·       Membros do júri (todos);

·       Promotores;

·       Outros.

LISTA DAS MATÉRIAS

1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
100

Tudo só é solto e descuidado como é hoje porque as elites não estão nunca no banco dos réus, e quando vão são soltas. Contudo, é do cristianismo preocupar-se com os outros e a questão deveria ser estudada profundamente, pois os outros dos outros somos nós: quando julgamos, como disse Cristo, estamos sendo julgados.

Vitória, sexta-feira, 01 de setembro de 2006.

JÚRI

No dicionário Aurélio Século XXI:
[Do ingl. Jury. ] S. m. 1. Tribunal judiciário constituído por um juiz de direito, que é o seu presidente, e certo número de cidadãos (jurados), entre os quais se sorteiam os que formarão, como juízes de fato, o conselho de sentença, para julgar os crimes de sua exclusiva competência; tribunal do júri. 2. Comissão incumbida de examinar ou avaliar o mérito de pessoas ou coisas. [Cf. jure, do v. jurar. ]
Enciclopédia Encarta
Júri, organismo não profissional nem permanente composto por pessoas físicas cuja incumbência é pronunciar-se sobre a culpabilidade ou inocência do acusado. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Internet: Júri
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Júri é o tribunal em que cidadãos, previamente alistados, que em sua consciência e sob juramento, decidem, sobre a culpabilidade ou não dos acusados(réus), acerca de algumas infrações penais.
As decisões do conselho de sentença.
  Fundamentos, nulidades, coerência e vinculação do juiz-presidente.
Gabriela Fontes de Pádua

Nenhum comentário:

Postar um comentário