domingo, 22 de abril de 2018


O Tamanho da Miséria Anterior

 

Cada guerra é a medida das injustiças e descomedimentos anteriores: a de 1914-1918 foi somada antes, tudo que as nações fizeram umas com as outras desde 1870-1871 na guerra franco-prussiana; e antes disso nas guerras napoleônicas. Como já disse, é uma represa de maus sentimentos e desrazões, de desamores e traições, de venenos e desconsiderações, de roubos, de maus-tratos aos trabalhadores: quando há algo que acende a mecha da bomba, ela explode sob a forma de guerra.

DE 1918 A 1939 ACUMULOU TUDO A SEGUIR

1.       65 milhões de mortos;

2.       40 milhões de migrantes;

3.      12 milhões de alemães repatriados;

4.      Fome, dor, abandono depois dos conflitos;

5.      Milhões de mulheres estupradas em ambos os lados (alemão e soviético);

6.      Todos os gastos com armamentos, transportes, acampamento e alimentação das tropas;

7.       Toda a destruição durante o confronto, pessoas vivendo nas mais terríveis condições, sem água, sem comida, comendo do lixo;

8.      A demorada reconstrução (aquele material poderia ter sido orientado para acréscimos);

9.      A desorientação mental das crianças, sem falar nos adultos;

10.   Os cuidados com os aleijados;

11.     A falta de transportes;

12.    Mais um milhão de detalhes.

Ninguém fez levantamento detalhado disso tudo, nas minúcias. Há gente muito mais competente que eu, com mais material, com superprogramáquinas avaliadoras, com dados da época, com tempo acadêmico para trabalhar em grupos – geo-historiadores capazes de operar demoradamente e com toda atenção para detalhar para nós a Segunda Guerra Mundial muito além das batalhas que normalmente são descritas como movimento de tropas e choques. Dúzias de profissões podem ser reunidas para fazer tal levantamento, que não caberia em livro, por maior que fosse, seria preciso um ou vários DVD de 650 gigabytes.

Com isso teríamos ideia mais aproximada do imenso desastre.

Tudo isso é acumulado pelo descaso, como esse que vimos vendo desde 1945 e vai romper as barreiras em instantes, já estamos vendo a movimentação geral no mundo, sentimos como inquietação de fundo.

O mundo é 50/50 e 50 % da humanidade é verdadeiramente asquerosa, não tem o mínimo de amor pelo próximo. Aquilo que Jesus falou, “amai ao próximo como a ti mesmo” não é um conselho, é a solução para evitar os enfrentamentos.

Vitória, domingo, 22 de abril de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário