quarta-feira, 18 de abril de 2018


Tecnartes no Ensinaprendizado

 

AO FINAL DE TANTOS MILÊNIOS, JÁ CHEGOU BEM ALTO (37 milênios desde Altamira e Lascaux; mas é um patamar, existem muitos degraus para cima). Tirado de Mais Tecnartes. Tinha chegado a 22, passei a 26 e então a 29 as T/A do corpomente.

TÉCNICA-ARTE
ESCURIDÃO
TOTAL
Artes da AUDIÇÃO (2)
Músicas, discursos, etc.
2
Artes da VISÃO (11)
Poesia, prosa, pintura (a dos corpos femininos fica aqui, como também tatuagens, mas não piercings), desenho (inclusive caligrafia), fotografia, dança, moda, PAINÉIS (mosaicos, vitrais), LABIRINTOS (jogos), CARTUM/CHARGE (por qualificar a política/ideologia e todo o Conhecimento), QUADRINHOS (por misturar cinema, fotografia, desenho), etc.
13
Artes do OLFATO (1)
Perfumaria, etc.
14
Artes do PALADAR (4)
Comidas, bebidas, pastas, temperos, etc.
18
Artes do TATO (11), sentido central.
Arquiengenharia, cinema, teatro, esculturação (inclusive ourivesaria; os piercings entram aqui – não há porque não apelar aos outros sentidos, além da visão), decoração, COSTURA (para o corpo feminino, todo tipo de roupa, chapéu, sapatos, etc., numa nova visão da mulher 4D), paisagismo/jardinagem (TOPIARIA), urbanismo, tapeçaria (inclusive macramé), PROPAGANDA (veja que eles não usam a totalidade dos sentidos, mas poderiam fazê-lo, com grande proveito), TESSITURA (não há porque não apelar aos outros sentidos, inclusive olfato com perfumes), etc.
29

Evidentemente, as crianças só podem ter explicações muito vagas sobre os temas gerais, para sondar as aptidões desde cedo e começar a treinar cada qual em uma ou mais expressões. Mesmo adultos muito determinados e aplicados só conseguirão abarcar fração bem pequena do todo e mesmo assim como diletantes na maioria dos tópicos.

Contudo, que felicidade vai ser conversar com elas sobre essa vastidão que nos livrará da feiura! Que brilhos em seus olhos! Que vibração em seus corações-sentimentos! Ah, isso é impagável, como ver as criaturinhas se divertindo e não servindo de alimentos para essa humanidade voraz que nem se interessa em encontrar substitutos à matança dos animais.

Que satisfação em ver brotar os talentos, em alimentar as arvorezinhas que crescem, em dar-lhes sustento e amparo.

O novo ensinaprendizado de dois turnos (de manhã ensino pelo sistema aprisionador na grade de tópicos, de tarde a liberdade de expressão e as inquietantes perguntas) deve ter amplo apoio dos governempresas em todas as instâncias, em todos os níveis, em todas as manifestações estatais, todo o tempo em todo o espaço nacional.

Isso não é para frouxos, é para gente resistente, os fracos não têm vez, devem ficar de fora, apartados do E/A, longe das escolas PORQUE professores e professoras são gente de valor, muito resistente e persistente – essa profissão não é para tolos, não é para os que não amam, não se destina aos que não entendem os propósitos mais altos.

Vitória, quarta-feira, 18 de abril de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário