domingo, 15 de abril de 2018


Os Velhos e a Linha de Chegada

 

Claro, pode acontecer com um jovem que manifeste câncer ou mesmo por problemas cardíacos: nossa amiga S tinha uma conhecida que morreu de ataque do coração aos trinta e poucos. Mas isso é raro, o mais certo é os velhos morrerem. Quando é velho? O modelo diz: idealmente de 1 a 30 é jovem, de 31 a 60 é maduro, de 61 a 90 é velho, de 91 a 120 está na idade da morte.

EXPONENCIAL NATURAL (queira ou não queira vai crescendo a chance irrecusável; e não há preparação para isso, cada um tem sido deixado só nesse aprendizado crucial, mais ou menos conforme a cultura ou nação ou povelite)


Inventam essa coisa de terceira idade, como se houvesse aritmeticamente uma quarta e uma quinta, mas não há: a oportunidade pode aparecer no dia seguinte e mesmo no minuto seguinte.

Não há ensinaprendizado sobre a morte e isso atinge 100 % das PESSOAS (dos indivíduos, das famílias, dos grupos, das empresas) e 100 % dos AMBIENTES (das cidades-municípios, dos estados, das nações e dos mundos). Nem os impostos atingem a todos, porque podemos ter certeza de que o par fundamental - origem da humanidade - não os pagava; mas todos morreram inequivocamente, até Cristo, que ressuscitou (e outros que foram ressuscitados, como Lázaro).

Ora, os governempresas deveriam ser mais compassivos e colocar salas de ensinaprendizado da morte, ajudando assim as pessoas a enfrentarem a situação com mais serenidade e menos susto.

Vitória, domingo, 17 de setembro de 2006.

 

O QUE HÁ É ISSO NA INTERNET EM PORTUGUÊS

Como lidar com a morte
Meu aluno perdeu o pai. Devo tocar no assunto com ele? O que falar para a turma?
Marli da Silva, São Paulo; silamar@uol.com.br
Especialização em Morte, ressurreição e vida no além: concepções no cristianismo e nas demais religiões.

NINGUÉM ESCAPA AO RETRATO DA MORTE

INFORMÁTICA
O frio olhar cibernético

Sistemas eletrônicos, com imagens digitais, acompanham os atletas até a linha de chegada

Nenhum comentário:

Postar um comentário