sexta-feira, 13 de abril de 2018


Diamantífera Fome dos Ricos

 

Cada quilate de diamante pesa 0,2 grama; num quilograma tem 5.000 quilates. No mundo mineram agora 26 mil toneladas ou 26.000.000 de kg ou 130 bilhões de quilates por US$ 9,0 bilhões, embora outros falem em 5,0 mil toneladas/ano.

RELAÇÕES

·       14,4 quilates por dólar;

·       Como os ricos e médios altos no Brasil são respectivamente 5 % e 15 %, somando 20 %, suporei que no mundo o mesmo se dá, dos 6.500 milhões de vivos hoje 1.300 milhões; como 20 % dos diamantes vão para atividades não-industriais, os ricos se apropriam de [(130 bilhões x 20 % = 26 bilhões)/1.300 milhões =] 20 quilates/indivíduo por ano. Gastam 1,5 dólar por pessoa/ano. Naturalmente é mais, pois lapidado, enquanto os preços acima são dos diamantes em bruto.

Difícil pensar que miseráveis (30 %) e pobres e médio-baixos (50 %) tenham poder de compra para tal.

O que fazem com tais pedras?

Vão se distanciar dos demais, pleiteando acesso a certa beleza e duração que os outros não podem pagar. Evidentemente os ricos estão sempre pagando o diferenciamento positivo, merecedor de aplausos de quase todos os outros, que os invejam. Pagam caro, mas é por “bom motivo”, distanciarem-se dos vulgares, dos comuns, dos plebeus. Distanciar-se, afastar-se, apartar-se, desaproximar-se – essa é a chave. Toda essa PSICOLOGIA DO AFASTAMENTO gera o aproveitamento do diamante, fora os 80 % que são destinados a outras produções; contudo, essa psicologia perversa nunca foi estudada nem muito menos questionada nem no particular do diamante nem no geral dos afastamentos todos.

Vitória, segunda-feira, 18 de setembro de 2006.

 

SUPER-HOMEM É O QUE DÁ O SUPER-DIAMANTE


DIA-MONTE

Diamantes, lama e sangue
O glamour das joalherias esconde as atrocidades cometidas em nome dessa pedra. Se fôssemos julgar o diamante, ele seria um criminoso brilhante, um sujeito jóia ou só um cara durão?
Por Alvaro Oppermann, com edição de Marcos Nogueira
Diamante
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diamante
Diamante
Animação: estrutura espacial do diamante
Animação: estrutura espacial do diamante
O diamante é um polimorfos de carbono puro, de fórmula química C.
Carbono
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carbono Grafite
Carbono Grafite
Carbono Diamante
Carbono Diamante
O carbono (do latim carbo, carvão) é um elemento químico,símbolo C de número atômico 6 (6 prótons e 6 elétrons) com massa atómica 12 u , e sólido a temperatura ambiente. Dependendo das condições de formação pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrópicas, carbono amorfo e cristalino em forma de grafite ou diamante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário