quinta-feira, 5 de abril de 2018


A Ignorância Construída de Jorge

 

Há em nossa coleção de livros um que foi de Jorge Vasconcellos e não sei como veio parar aqui: História Geral, São Paulo, Editora do Brasil, 1973, de Ládmo Valuce. Logo no capítulo 1, Um Rio Cria Civilização, primeiro parágrafo, ele diz: “O Homo Sapiens, primeiro representante de nossa espécie, deve ter aparecido há cerca de 6.000 anos atrás. Com melhores condições que os primitivos, formou grupos mais organizados”, tipo maior meu.

É possível que Jorge tenha acreditado nisso.

Hoje se estima que os cro-magnons tenham surgido há 70 ou 80 mil anos e os neandertais há 200 mil anos, no primeiro caso 64 a 74 mil anos mais cedo e no segundo 194 mil anos antes da data do autor.

Posso presumir que as fontes de onde Ládmo Valuce tirou suas informações eram muito orgulhosas de si e assim é com tudo; não há nenhuma RESERVA quando à nossa capacidade de perceber a totalidade, A Verdade – cada qual acha já saber o final.

Do mesmo modo como a ignorância-sábia de Jorge foi construída a nossa o é também; e o tempo todo estamos assumindo esta ou aquela pequeníssima parcela do conhecimento como se ela já completasse o cenário, como se tivesse cabido à nossa geração ver a totalidade.

Vitória, sábado, 26 de agosto de 2006.

 

SURGIMENTO DO HOMEM SÁBIO

HISTÓRIA GERAL
O Surgimento do Homo Sapiens
Introdução
Na África oriental, se identificou uma seqüência evolutiva que, partindo do H. Erectus, passava por formas iniciais e tardias do H. Sapiens arcaico, até chegar ao Homo Sapiens Sapiens moderno, que povoava a região pelos anos 120 mil a.C.

HOMENS PRÉ-HISTÓRICOS

Um pouco sobre a evolução do homem nesse período: na pré-história... Nota: A Vida Pré-Histórica, em uma folhinha com 20 selos, celebrando descobertas científicas do Século XX, é a emissão de Palau emitida em 2000 que ilustra 15 selos desta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário