sexta-feira, 12 de janeiro de 2018


Os Anos do Fim do Mundo e o Mundo Depois do Fim

 

Francis Fukuyama escreveu O Fim da História que tanta polêmica causou e podemos traduzir na Rede Cognata como O FIM DO MUNDO = O ANO DO MODELO = O PAI DA MENTIRA = O ANO DE MUDAR = O ANO DO MATADOR e assim por diante.

Em El Dorado (= CARA DOURADO = CIDADE OCULTA) vimos andando de ponto em ponto até chegarmos à conclusão de que pode realmente haver uma Árvore da Vida (= CURA DE TUDO = GERADOR DA TERRA) e uma Árvore do Bem e do Mal (= CURA DE DOENÇAS E DA MORTE = GERADOR DO TEMPO E DO MODELO). Então, em princípio Fukuyama não estaria errado nem desse modo místico nem do outro, como já mostrei.

Agora, surpreendentemente tudo sugere que depois do fim do mundo o mundo de fato continua, só que de outra forma, transformado em o/mundo = PARTE = ENERGIA = ONDA = PODER = PIRÂMIDE = PASSADO e segue. Então, mesmo depois dos anos do fim do mundo há outros anos, pois tudo continua, só que sem história. De fato, se a morte acabasse que sentido faria ficar olhando o passado?

Parece ser um evento singular, um ponto de inflexão, uma viragem, uma mudança notável que altera toda perspectiva.

Pode ser que as lendas e os mitos sejam anúncios lingüísticos incompreensíveis pela racionalidade (porque devem acontecer em alguma medida): enquanto não acontecem não conseguem ser justificados em plena conta. É só depois dos acontecimentos que as pessoas abobadas e espantadas vão dizer: “ah, é?”.

Vitória, quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006.

 

FRANCIS E AS NOTÍCIAS DELE

Nenhum comentário:

Postar um comentário