terça-feira, 9 de janeiro de 2018


O Primeiro Divórcio e a Raiva Subsequente de Lilí

 

Dizem as lendas que Lilith não tolerou a submissão a Adão (sendo então símbolo das feministas) e se mandou, tornando-se sua opositora ferrenha e de Eva porque esta era mais nova e assumiu seu suposto lugar. Lilith foi se juntar aos demônios e seus filhos se tornaram para sempre opositores da humanidade.

 Ninguém falou do processo de partilha, mas não deve ter sido consensual; parece ter dado trabalho. E decerto esse demônio ou diabo era o advogado.

Divórcios não parecem ser coisas boas, não.

Vitória, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006.

 

LILITH (biografias não-autorizadas, certamente)

O primeiro capitulo da Bíblia, conta a história de Adão e Eva... mas segundo o Zohar (comentário rabínico dos textos sagrados), Eva não é a primeira mulher de Adão.
LILITH
Na tradição cabalística, Lilith seria o nome da mulher criada antes de Eva, ao mesmo tempo que Adão, não de uma costela de homem, mas ela também diretamente da terra.
O LIVRO DOS VAMPIROS de J. Gordon Melton
DICIONÁRIO DE SÍMBOLOS de J. Chevalier e A. Gheerbrant
DICIONÁRIO DE MITOS LITERÁRIOS de Pierre Brunel (org.)
ENCICLOPÉDIA DE LAS COSAS QUE NUNCA EXISTIROM de M. Page e R. Ingpen
LILITH - A RAINHA DA NOITE
De acordo com J. Gordon Melton, "Lilith, uma das mais famosas figuras do folclore hebreu, originou-se de um espírito maligno, tempestuoso e que mais tarde se identificaou com a noite.

UNS A CHAMAM DE LADY E OUTROS DE DEMÔNIO (e outros ainda de Rainha do Inferno; e alguns dizem que ela era a gêmea de Eva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário