sexta-feira, 12 de janeiro de 2018


O Menino de Burarama

 

Lat é desenhista malaio, da Malásia, nascido em 1951 em Kota Baru do norte e fez um extraordinário livro-revista em quadrinhos, O Menino do Kampung (é um vilarejo, uma vila do interior), São Paulo, Conrad, 2006.

KOTA BARU, MALÁSIA


MALÁSIA, ÁSIA


Existem perto de 200 nações, estimei em quatro mil as províncias e estados, em 200 ou 300 mil as cidades/municípios, em dois ou três milhões os bairros e distritos. O kampung de Lat é apenas um desses, assim como Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim.

Não sei se foi Dostoievski a afirmar que quem desejasse falar do universal deveria ater-se a sua vila. Foi o que Lat fez, falando a todos os garotos do mundo, agora 3,2 bilhões.

Pode-se fazer a mesma coisa para Burarama, contando a faixa de 1945 a 1968 (que foi a mais feliz no mundo inteiro, como já mostrei), com desenhos também rústicos, só que de outro autor (porque seria difícil interessá-lo). No entanto, em vez de mostrar a geo-história centrada em um só, como ele fez sem maldade alguma, colocaríamos o coletivo, a expressão de vida no lugar, as facilidades que avôs e avós, pais e mães colocaram para netos e netas, filhos e filhas.

Vitória, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006.

LAT

Conrad lança O Menino do Kampung em 2006
Chega ao Brasil em janeiro de 2006, o livro mais famoso de Lat, cartunista malaio, um dos mais populares e respeitados na Ásia. O Menino do Kampung é uma obra autobiográfica em que Lat conta como vive Mat Som, um menino que cresce em um kampung dos anos 50. Kampungs são vilarejos típicos do interior da Malásia.

OS DESENHOS DE LAT

Lat's professional career began at the age of thirteen when his cartoons were published in Majallah Filem and Movie News. While still in his teens, his first comic books 'Tiga Sekawan' and 'Keluarga Si Mamat' appeared weekly in the newspaper Berita Minggu.
Kampung boy, by Lat
Lat
(Mohamed Nor Khalid)
(b. 1951, Malaysia)
Kampung boy, by Lat

Nenhum comentário:

Postar um comentário