sábado, 6 de janeiro de 2018


O Átimo em que o Mundo É

 

As palavras que criamos para os significados que entendemos parecem nos garantir quanto ao real, mas isso não é certo. Por exemplo, o milênio de 2006 a 2999 não nos garante mais 994 anos, de modo algum; o século não nos dá 94 anos; a década não nos levará a 2010; o ano não está estabelecido até 31 de dezembro. Não vivemos no mês de fevereiro de 2006, nem na semana de domingo 04 a sábado 11 de fevereiro. Não estamos no dia 04 de fevereiro, nem dentro da hora, nem no minuto, sequer no segundo, que é limite de 100 centésimos de segundo: estamos mesmo é no átimo, o insondável átimo no qual coabitamos todos e cada um. Chamei a isso há bastante tempo de HORIZONTE DE SIMULTANEIDADES: HS no qual todos estamos no universo inteiro.

É um átimo e a Clarice Lispector chamava-o de é-da-coisa ou simplesmente É, que dizia ser a palavra mais importante da língua.

ÁTIMO NO DICIONÁRIO AURÉLIO SÉCULO XXI

[De átomo, com dissimilação.] S. m. Bras. 1. Instante; momento. Num átimo.  Bras. 1. Em curto espaço de tempo; num abrir e fechar de olhos.

Vivemos nesse átimo, no HS.

É um instante de pulso, é o pulso do É.

O dia de hoje, como o definimos, não existe, o que existe é somente o É, o átimo, o instante; a definição, que é útil, torna-se abusiva à medida em quem nós passamos a acreditar haver realmente um dia, uma semana, um mês que irá de 01 a 28 de fevereiro. O que temos mesmo é contagem de 01 a 28 dias, de tantas horas, de quantos minutos, disso e daquilo. NÚMEROS que chamamos de tempo.

O mundo É num átimo, naquele fugidio É intratável, não-apalpável, incomensurável, da OCORRÊNCIA, o que está ocorrendo e estamos vivendo. É a lâmina do tempo (na Rede Cognata lâmina = TEMPO = TRAÇO = TENSOR = DOMÍNIO = DIMENSÃO = DOSE e segue). Não existiu nenhum ano de 1375, existiu um átimo que foi segundo, minuto, hora PORQUE fomos somando números.

Vitória, sábado, 04 de fevereiro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário