segunda-feira, 1 de janeiro de 2018


Geometria Fotográfica

 

Só quando pensei em visão externa e visão interna, em órgão da visão - o olho - e interpretador mental, em percepção geral externinterna é que pude começar a compreender que não analisamos bem, nem pudemos sintetizar a contento até então as condições geométricas de percepção, em particular do olhar.

A GEOMETRIA DO OLHAR (potencialmente)

·       Pontual;

·       Linear;

·       Plano (é esse só de que a fotografia trata);

·       Volumétrico, espacial (é isso que estão tentando na holografia e que, parece, a humanidade usa; como veremos não é isso que conseguimos).

O OLHO EXTERNO (em várias construções virtuais)


Bem, para começar vemos apenas numa região muito pequena na fóvea do nervo ótico; o cristalino muda o apontamento e o foco continuamente, porisso vemos o volume inteiro que nosso cérebro reconstrói – o volume-de-visão (volume = VISÃO na Rede Cognata) é a reconstituição mental interna do que está fora, quer dizer, o volume que vemos é reconstituição mental de várias focalizações muito rápidas, de modo que temos certeza de ver o todo e não a parte; além disso, o nosso programa preferencial mental - como já raciocinei (e outros também) - é que vê o que deseja ver: várias pessoas vão ver volumes diferentes e notar coisas distintas.

O QUE VEMOS É UM ACORDO

O que está fora é a realidade completa (50 %).
O acordo central 50/50 é o que memorizamos e assim mesmo só frações de tudo que entra.
O que está dentro é nossa liberdade completa (50 %).

Desmemoriamos muito (isso é fundamental, é a nossa salvação; de outro modo não poderíamos prosseguir, não haveria mente que guardasse tanto). O volume que entra só é VISTO, não é guardado senão em frações pequeníssimas em esquemas mentais de reconhecimento após frisar continuamente as necessidades maiores (mãe, pai, filhos, amigos, parentes e outros compromissos).

Depois, veja, a fotografia (= PELÍCULAS = PLANOS = PROGRAMAS = PARADIGMAS = PROJETOS = PELES = SUPERFÍCIES = EMBRULHOS na Rede Cognata) é sempre um plano no retângulo da película, um INSTANTÂNEO DA CÂMARA (porisso é chamado de “instantâneo”, relativo àquele instante no retângulo de aproveitamento: dura frações de segundos).

FOTOGRAFIAS OU PELES DA REALIDADE (embora pareça volume, não é; como estamos acostumados a interpretar a realidade como volume, automaticamente fazemos a conversão das sombras e luzes e cores como volume): um plano de cores, pretos e brancos que a gente vê como essa moça bonita.


Então, até agora temos que: 1) a fotografia trata superfícies ou planos; 2) nossa mente RECONSTRÓI os volumes, que estão na realidade, porém não dentro de nós, como não poderiam estar: são interpretações internas.

Esses são os limites: 1) a fotografia não vê volumes; 2) nosso cérebro não vê planos. Eles se encontram num “erro”, na nossa necessidade de transformar os planos fotográficos (inclusive os 25 quadros por segundo do cinema) em volumes, nossa necessidade intrínseca de continuar “vendo” a realidade, quer dizer, interpretando.

Essa é a base para a rediscussão posterior da visão e da fotografia nas novas bases que desejo colocar.

Vitória, domingo, 22 de janeiro de 2006.

 

O OLHO HUMANO

Como funciona o Olho Humano
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino, e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE LETRAS E ARTES
ESCOLA DE BELAS ARTES
TRABALHO DE FÍSICA:
A VISÃO HUMANA
Aluna : Juliana Martins Soares - 951333714
Curso : Desenho Industrial - Projeto de Produto
Prof. : Luiz Felipe Coelho

HOMÚNCULO SENSORIAL

Tamanho é documento?
(ou "Meu cérebro é maior que o seu!")
Peso do Cérebro (gramas)
Espécie
6,000
Elefante
1,300-1,400
Humano Adulto
97
Macaco (Rhesus)
72
Cachorro
30
Gato
10
Coelho
2.2
Coruja
 
 
 
 
Editora Manole
Prefácio XV
CAPÍTULO 1
Quais são as Origens do Cérebro e
do Comportamento? 1
De Olho nos Distúrbios: Traumatismo Craniano Fechado 2
Definição de Cérebro e Comportamento 3
O Que é Cérebro? 3

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