quarta-feira, 3 de janeiro de 2018


Expostos aos Ventos e às Intempéries

 

O Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens (MCES) diz que as mulheres ficavam com 90 a 80 % de todos, enquanto os homens adultos guerreiros saíam com 10 a no máximo 20 % de todos. TUDO na Terra foi montado em torno disso, dessa construção molecular profunda e longuíssima, que vem de pelo menos metade de 10 milhões de anos desde o aparecimento dos hominídeos.

Os homens SAÍAM NO TEMPO fora das cavernas e ficavam fora largo tempo, muito mesmo, por vezes até semanas ou meses.

Ficavam expostos aos ventos e às intempéries, ao mau tempo, roçando as pernas nos arbustos enquanto não inventaram as calças, pisando em pedras até que foram inventados os sapatos, chocando-se contra os objetos, enfrentando as feras, levando dentadas, caindo nos precipícios e fazendo todas aquelas coisas que uma imaginação com mais tempo ou mais larga que a minha possa elaborar como sendo assemelhadas da realidade.

Enfim, as condições eram duras para os homens, não eram resguardadas com as das mulheres, que ficavam na Caverna geral e no Terreirão geral defronte. Raramente as mulheres eram sobressaltadas, a menos que uma fera maior invadisse o perímetro ou tribos estrangeiras viessem fazer predação psicológica, roubando mulheres e crianças. Os homens, não, esses ficavam o tempo todo submetidos ao perigo de morte.

Na modernidade, depois da invenção de Jericó há apenas 11 mil anos (relação de 500/1 com a metade do tempo dos hominídeos) foi que os homens começaram a ficar trancados em muros, cercados nas cidades; e mesmo assim foi uma fração insignificante dos 10 milhões que se estima terem então existindo naquele horizonte de 11 milênios, espalhados por toda a Terra. Até que a urbanização trouxesse a grande maioria para as cidades passaram-se milênios.

As mulheres quererem agora que os homens fiquem trancados dentro de casa só pode constituir mesmo uma afronta perigosa. Por outro lado os governempresas nada inventarem para além dos jogos, esportes, ginásios, bares e outras distrações masculinas. Algo mais vai aparecendo na medida das inquietações, pois os homens foram tirados da GUERRA EXTERIOR (à Natureza e aos outros humanos) e conduzidos pelo alçamento das PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas, cessando praticamente as guerras na medida do alteamento) e dos AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo, a globalização de agoraqui pretendendo acabar com as guerras todas no mundo) à GUERRA INTERIOR, urbana.

Então, é preciso inventar ATIVIDADES EXTERIORES que cheirem a perigo, é preciso inventar ventos fustigantes, quedas de cachoeiras, falsos alpinismos (como existe já) e tudo isso que se assemelhe às ameaças de outrora ou os homens vão ficar irrequietos, insatisfeitos, violentos, causando danos às mulheres e crianças.

Vitória, domingo, 29 de janeiro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário