terça-feira, 2 de janeiro de 2018


A Tempestuosa e Docinha Formação da América do Sul

 

Vista como 273 milhões de quadros-filmes (um por ano) ou 273 deles (um por milhão de anos) embolados e superpostos, a formação da América do Sul parece uma tempestade, mas observada calmamente como transformações encadeadas causa-efeito foi uma doçura, algo de magnífico, principalmente na Era dos Dinossauros, mostrada pelos tecnocientistas como horrível em razão da presença dos grandes lagartos tiranos, os tiranossauros, ou dos velociraptores ou outros predadores, que necessariamente eram poucos, precisavam de muita carne diariamente.

Neste supergrupo de Artigos Mais Novos haverá um grupo, FAS, Formação da América do Sul, onde estarão postos os artigos em que vim pensando (a partir dos textos do DVD 3 Material Sensível ou, mais remotamente, do Expresso 222...).

OS SUPEREVENTOS DESTACADOS (fora a relativamente instantânea precipitadora, a grande flecha de -273 milhões de anos, cada faixa durou milhões de anos, sem falar que umas entraram dentro das outras, por exemplo, a elevação do Arco dos Andes continuou depois do aparecimento do Grande Canal Salgado e do resto todo – ainda está em curso em nossos dias)

SUPEREVENTO.
DESENHOS (pegue seus lápis de cor e vá trabalhar).
A grande queda, a superflecha que começou tudo, o Planalto Brasileiro começou a caminhar para o sudoeste, a África para nordeste.
-273 milhões de anos.
Começou a aparecer a fissura Norte-Sul, a Dorsal Meso-Atlântica. O rio São Francisco e o rio Doce foram criados, correndo para leste.
Era uma linha de água, literalmente um filete no começo.
Os rios do Oeste (digamos, o Páleo-Tocantins) já existiam há bilhões de anos, com suas fozes mutantes, as plataformas submarinas, os taludes de Oeste.
Desde quando havia um só oceano, mas nos interessa esta parte.
A elevação do Arco dos Andes.
Iniciada há 273 milhões de anos, prossegue.
Captura do Páleo-Pacífico como Grande Canal Salgado.
De quando a quando?
Fechamento do GCS, tornado Grande Lago Doce, início do LAS, Lobato da América do Sul.
Idem, depende dos dados de campo.
Formação dos milhões de lagos.
Estão soterrados.
Foram transformados em milhões de pântanos profundos...
Milhões a 10 mil anos.
...tornando-se depois pantanais (rasos) ...
...e finalmente terras contínuas, florestas luxuriosas...
...no final de tudo apareceram os dois grandes consórcios de rios da AS, Amazonas e Prata.

Claro, foi assim em toda parte, contudo não estamos lá, estamos aqui e falamos primeiro de nossa casa porque a conhecemos mais de perto. Cada caso é diferente, como dizem os comentaristas de futebol, cada caso é um caso.

Foi tempestuoso, porém também docinho, agradável, bucólico, tranquilo, campestre, pacífico, paradisíaco, principalmente antes da grande queda de -65 milhões de anos, a dos Álvarez no Iucatã, quando começou a sangrenta Era dos Mamíferos.

Vitória, terça-feira, 2 de janeiro de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário