segunda-feira, 4 de junho de 2018


Sebosas Lições

 

Tenho ido ao sedo República das Letras em Jardim da Penha, onde agora compro todo mês uma quantidade de livros, o que antes era inadmissível; depois da operação não me tornei modesto, o que nunca fui, mas em compensação aceito que a transitoriedade se apresentou de súbito.

LETRAS DA REPÚBLICA

Bem Vindo ao Sebo República das Letras.
Primeiro sebo virtual do Espírito Santo. Temos um grande e diversificado acervo. O espaço é limpo e bem arejado. Temos água e café a disposição. Venha nos conhecer. Teremos o maior prazer em atendê-lo(a).
Frete grátis para compras acima de 250,00.

A menor das lições é que se podem adquirir livros bem mais baratos, por 40 % do preço de capa do novo, ainda com desconto para pagamento à vista. Há outras, decepcionantes, como ver vendidos livros que foram dados com dedicatória e tudo (comprei dois e guardei as dedicações traídas), bem como livros furtados em bibliotecas (um foi oferecido, obviamente recusei).

A mais preciosa das lições é que ali podemos adquirir várias linhas de interesses distintos dos nossos, outros objetivos, outros modos de ver e organizar o mundo, porque quem comprou preferiu seguir seu próprio olhar e não o nosso, a que estamos acostumados. A gente se vicia em nossos próprios gostos, em nossas preferências, e não consegue mais desviar o olhar; adquirir de terceiros é significativo, porque se fosse livro novo e mais caro a gente seguiria a própria linha.

Há gente que se livra/livro de textos novíssimos, nem bem manuseados ou sequer lidos. Por vezes são livros “antigos”, guardados por 40 ou 50 anos. Um garoto vendeu os livros do pai - professor universitário nem bem enterrado - para tomar cerveja. E há a decepção dos autores em ver seus livros descartados (antes vendidos para outros comprarem e lerem que jogados no lixo ou queimados).

Enfim, por si mesmos os sebos merecem um livro especial.
Vitória, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário