segunda-feira, 4 de junho de 2018


São Paulo e a Língua dos Portugueses

 

A PASSAGEM DA CARTA AOS CORÍNTIOS (= AOS GENTIOS = AOS GRANDES = AOS ADEPTOS = AOS CRISTÃOS = AOS ATLANTES = AOS GOVERNANTES e segue na Rede Cognata)

O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios: "Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido" (1 Co 13.12),
“Porque agora vemos como em espelho, obscuramente; então veremos face a face (...)” = PORQUE TE TEMOS COMO EM ESTUDO, OBSCURAMENTE; ENTÃO, TEREMOS PALAVRA A PALAVRA...

E A MÚSICA DA LEGIÃO URBANA (com as variações na RC)

“Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua do anjos (...)”.
= AINDA QUE EU PROJETASSE A LÍNGUA DOS PRIMEIROS.
E PROJETASSE A LÍNGUA DOS PORTUGUESES (...) = AINDA QUE EU PRODUZISSE O TEXTO DOS SENHOS. E PRODUZISSE O TEXTO DOS PORTUGUESES (...) e segue.

Veja que portugueses = PTGS = 0/NTS = ANTS = ANJS = ANJOS = PODERES = SALTADORES = PORTADORES = ENVIADOS = SANTOS = PADRES = PASTORES = SACERDOTES = PRETOS = ENÉRGICOS = INGLESES = FRANCESES = POLONESES e segue.

Veja outras (já fiz centenas e centenas):

·       Anjos = PODEROSOS = SOBERANOS = SOBERMOS = AMERICANOS = ENGENHEIROS e segue;

·       Do meu nome, José Augusto Gava (já fiz muitas outras) = JOGADORES CONTRA CRIADOR = JESUS ATRAIÇOADO ABATIDO e segue;

·       Espelho = MODELO = ESCOLA = ESTUDO = EXERCÍCIO = NATURAL = MAQUETE = MUDO = MUNDO = EXTERIOR e segue;

·       Invertidos (com “in” como partícula opositora, porque “vertido” existe) = a/vertidos = CRIADORES = QUERIDOS = ADVERSOS = ADVERSÁRIOS = CRIMINOSOS = ADÃO = CAMPEÃO e segue;

·       Jerusalém Celeste = VINGANÇA CELESTE (são sempre duas bombas quando é vingança; as pessoas estão esperando uma coisa e parece que é outra) = BOMBAS CAINDO = TORMENTAS GRANDE = TERRORISTAS ATACANDO e segue;

·       Mutante = MUTIPLICADO = MONSTRENGO = MONDRONGO = MESTIÇADO = MANDANTE (como em “mandante do crime”) e segue;

·       No livro de Mário Persona, Crônicas de Uma Internet de Verão (Um livro de negócios para ler na praia), São Paulo, Futura, 2001, ele diz: “estou passando por uma crise de criatividade”: crise de criatividade = COMEÇO DE IDIOTIA = CABEÇA DE ABOBADO e segue.

E pensar que a língua dos portugueses é que é a Língua dos Anjos! Não é surpreendente demais? E em que sentido os portugueses podem ser anjos?

Vitória, sexta-feira, 01 de dezembro de 2006.

 

SÃO PAULO

Paulo, São (33-62), primeiro teólogo da Igreja, considerado o maior missionário da cristandade, também chamado o Apóstolo dos Gentios. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

SÃO PAULO E A LÍNGUA DOS ANJOS

Monte Castelo
Renato Russo (recortes do Apóstolo Paulo e de Camões).
 
Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer.
É solitário andar por entre a gente.
É um não contentar-se de contente.
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade.
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem.
Agora vejo em parte, mas então veremos face a face.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.
TRECHO DA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS
"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência: ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada serei.
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso se aproveitará.
O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba. Mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará. Porque em parte conhecemos e em parte profetizamos. Quando porém vier o que é perfeito, o que então é em parte, será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como um menino, sentia como menino. Quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
Porque agora vemos como um espelho, obscuramente, e então veremos face a face; agora conheço em parte, e então conhecerei como sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e o Amor. Estes três. Porém o maior deles é o Amor".
O Espelho do Tempo Representação Sígnica & Imaginação Simbólica
Em Pre-Textos desde 22/04/1997
A Porta do Imaginário
'Espelho, espelho meu, existe algum intelectual mais sabido do que eu?' Num primeiro nível, a reflexão sobre o espelho será sempre um questionamento do ego sobre si mesmo. Mas o espelho nunca responde, ou melhor nunca discorda, ao contrário, seu silêncio eternamente cúmplice se faz íntimo das mais desmesuradas comparações.
"E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade" (Ef 3.17-18).
A simplicidade desse texto bíblico é surpreendente. A palavra-chave é "fé". Não é por uma organização, uma denominação, ou mesmo por uma igreja, mas simplesmente "pela fé..." Tampouco é exigido que cumpramos determinadas leis, mandamentos ou instruções religiosas, mas unicamente que tenhamos "fé". Também não temos de experimentar um sinal, um milagre ou ter uma visão para que Cristo habite em nosso coração; somente se diz: "pela fé". Andar pela fé, não pelo que vemos, arraigados e alicerçados no Seu amor, nos capacita a compreendermos "qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade."
 (Arno Froese – http://www.aJesus.com.br)
Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, junho de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário