segunda-feira, 4 de junho de 2018


Nela Quase Tudo é Lindo

 

Como vimos, Deus é o elemento subsistente de sempre para sempre, O Oculto, enquanto a Natureza é o que conseguimos ver, o elemento que termina, porisso é a caótica criadora. Como aparecemos junto a uma estrela amarela G0 da sequência principal e o extrator de energia é a clorofila de fundo verde, achamos essas duas cores as mais belas e propícias, junto com o azul que é fragmentação da luz no céu atmosférico.

Dizem aqueles tecnocientistas que estimam valores, que apareceram em 3,8 bilhões de anos desde a emergência da Vida (arquea, fungos, plantas, animais e primatas) 100 a 1.000 vezes o número de espécies presentes, já chutadas em 30 milhões, depois reduzidas a 8,3 milhões: então, de 830 a 8.300 milhões delas. Todas as criaturas, vistas pelos olhos de Deus, são lindas. Já eu não tenho muita estima por ratos, baratas, moscas e mosquitos e outros perturbadores.

Já falei várias vezes que os quatro que estiveram comigo (pela ordem temporal, Valente, o bassê; Budega, a mistura de vira-latas com buldogue; de minha filha, Yuki, a gata persa ainda viva aos 14 anos e do meu filho o labrador Pink nose Silas, um dos meus irmãos queridos, que para minha grande tristeza morreu aos 10,5 anos).

Desde quando tive a visão e 1977 do desaparecimento de 700 a 2.000 milhões de humanos corri como um doido para tentar ajudar, sem qualquer resultado; com isso não olhava para as criaturinhas, fiquei em débito, até que os dois mais recentes chegaram e retiveram meu olhar, que foquei neles e nos outros demoradamente. Pude assim me interessar fortemente por eles e elas, pude olhar apaixonadamente por horas e horas a fio, fico contemplando. Então, passei a pensar nos santuários da Vida, espero poder fazer, mas está demorando tanto que perco a esperança.

Já desde cedo colecionei os fascículos, depois encadernados, da Abril Cultural sobre os animais, com belíssimos desenhos, em geral editados primeiro na Itália, trazidos pelo Victor Civita (1907-1990, judeu-italiano nascido nos EUA, felizmente naturalizado brasileiro, um dos esteios da cultura nacional). Lindas pranchas, fantástico apuro dos desenhistas, aplaudo de pé. Meus filhos se encantavam!

Lindo, lindo, soberbo.

Que pena não vivermos no meio deles e delas...

Vitória, segunda-feira, 4 de junho de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário