segunda-feira, 9 de abril de 2018


Onibons

 

ÔNIBUS (no dicionário Houaiss)

Nome
Substantivo masculino de dois números 1 Regionalismo: Brasil, Moçambique. Veículo grande, automóvel, us. Para o transporte coletivo (urbano, interurbano, intermunicipal, interestadual etc.) de passageiros, com rota prefixada. 1.1 Derivação: por extensão de sentido. Qualquer veículo de grande porte us. Para transportar passageiros.
Etimologia
lat. omnibus 'para todos', dat. pl. de omnis 'tudo, todo', através do fr. omnibus, orign. voiture omnibus (1828); ver omni- ou oni-; f.hist. 1858 omnibus
Ônibus de pobre
Ônibus dos médio-viajantes

É isso que a mensagem de Cristo nos ensinou?

Se for “para todos” deverá ser mesmo para todos e cada um sem distinção de raça, de cor, de posição social, de procedência nacional e assim por diante os compromissos constitucionais todos. Ora, não é assim atualmente: os ônibus para o povo são deploráveis, sempre entupidos de gente.

Então, é preciso que a nova arquiengenharia e as demais 21 tecnartes sejam capazes de replanejar o transporte geral (urbano-municipal, estadual ou interurbano, nacional ou interestadual, mundial ou internacional).

Como fazer ônibus-bons?

Primeiro é preciso pensar nas pessoas (indivíduos, famílias, grupos, empresas) como boas, pois assim teremos desarmado a mola dos 50 % contrários. Pensar nas pessoas como em nossos diletos filhos. RE-VER o espaçotempo interno; rever as relações de tráfego; rever as condições de embarque como fizeram em Curitiba, capital do Paraná; rever custo das passagens; rever assentos; rever direção; rever a colocação de mídia (TV, Revista, Jornal, Livro-Editoria, Rádio, Internet) e assim por diante. Só porque é “para todos” devem refletir as relações de classe? Penso que podemos ir muito mais alto que isso.

Vitória, domingo, 03 de setembro de 2006.

 

PLANEJAMENTO AMBIENTAL (em todos os níveis)

Planejamento urbano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O foco do planejamento urbano é a organização e o desenho de assentamentos humanos, desde as menores vilas até as maiores cidades.
O foco do planejamento urbano é a organização e o desenho de assentamentos humanos, desde as menores vilas até as maiores cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário