sábado, 7 de abril de 2018


Nunca Tinha Pensado Isso

 

Por só termos dois quartos disponíveis (o outro está ocupado com os livros, assim como o “de empregada”), dormimos Gabriel e eu num deles, enquanto a Clara está no outro; ele dorme na cama e eu num colchonete no chão. Eu já sabia que roncava, da mãe deles e parentes me dizerem, mas ele diz que estertoro ou agonizo no sono.

Porisso depois do almoço tenho sono, por não ter dormido bem durante a noite. Nunca tinha atinado com isso. Do sono não-recuperador vem irritação, brigas com as criaturas todas, serviço não-satisfatório, choques familiares e muitos outros danos. É doença grave, podendo até matar, mas dela não nos falam nada nas escolas. Ensinam coisas que interessam à burguesia e nossa vida não se encaixa na lista de prioridades dela.

Meu pai roncava, minha mãe também, meus tios todos, eu creio. Nós ríamos disso tudo, sem saber dos riscos. Pelo pouco que pude ler abaixo os sintomas se apresentavam: minha mãe freqüentemente adormecia diante do TV. E, claro, todos dormiam de tarde, depois do almoço. Atribuíamos isso ao “peso da refeição”.

O aparelho corretor custa R$ 3,0 mil (uns mil e quatrocentos dólares de agora), coisa assim, e é proibitivo para os pobres e miseráveis, a menos que o seguro social pague: não paga. A operação, desde que por indicação médica, deve ser coberta, mas aí fica o risco. Nós somos muito baratos para a burguesia e ela é muito cara e daninha ao povo.

Vitória, sábado, 26 de agosto de 2006.

 

APNÉIA DO SONO

GUIA DE DOENÇAS - APNÉIA DO SONO
Apnéia do sono é a condição definida por paradas repetidas e temporárias da respiração durante o sono. Este distúrbio freqüentemente é associado aos roncos.
 (Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia)
A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO NA ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
AUTORES: TANIA REGINA FERRAZ MURAD

Apnéia do sono

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Etiologia (causas)

Nesta sessão serão discutidas as causas desta doença. Dentre os fatores predisponentes podemos citar
Adriane Iurck Zonato, Médica Residente da Divisão de Clínica Otorrinoloringológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Gilberto Guanaes Simões Formigoni, Médico Assistente da Divisão de Clínica Otorrinolaringológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Revista Brasileira de Psiquiatria
Print ISSN 1516-4446
Rev. Bras. Psiquiatr. vol.27 suppl.1 São Paulo May 2005
Métodos diagnósticos nos distúrbios do sono
E-mail: sonia@psicobio.epm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário