quarta-feira, 10 de janeiro de 2018


Sonho da Oficina

 

Olhando através do Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens (MCES) podemos ver que assim como as mulheres-mães precisam de uma caverna-casa para organizar os filhos-pais precisam de uma oficina, o lugar de preparar a caçada virtual, para produzir. Evidentemente esse lugar é suprido pelo bar atual e a caçada é todo jogo/game, esporte, desporto, ginásio e coisas assim.

Contudo, seria conveniente ter de fato uma oficina, nem que fosse com apenas algumas ferramentas, não todas; as lojas deveriam ser preparadas para tal, tendo seções especiais, e os governempresas deveriam oferecer marcenarias como pontos de encontro. Realmente, não é gozação. Não sei se dá para fazer em cada casa um quartinho para os consertos masculinos, mas nitidamente as escolas deveriam ser remodeladas de modo a instituir trabalhos manuais de oficina preferencialmente para os garotos, enquanto para as meninas seriam oferecidos “trabalhos do lar”. Claro que contemporaneamente ambos deveriam freqüentar o outro lado, porém algo isolado é fundamental, senão cada sexo vai adoecer. JÁ ESTÁ DOENTE.

Felizes seriam os homens ricos que poderiam criar oficinas-modelo em suas mansões ou em seus apartamentos. Aliás, o quarto-de-trabalho (a biblioteca, o escritório) é isso.

Vitória, domingo, 12 de fevereiro de 2006.

 

A GRANDE OFICINA, O ESTALEIRO

Estaleiro, fábrica de embarcações na qual, principalmente durante os séculos XVI, XVII e XVIII, se construíam navios, tendo como matéria-prima a madeira dos bosques europeus. Como subproduto, restava grande quantidade de lascas, que eram usadas como combustível (em espanhol, lasca é “astilla” e estaleiro é “astillero”). Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário