segunda-feira, 15 de janeiro de 2018


O Inseto Mlodinow

 

LEONARD MLODINOW


O LIVRO REFERIDO

A janela de Euclides: a história da geometria: das linhas paralelas ao hiperespaço
Autor: Leonard Mlodinow
Editora: Geração Editorial
Em A Janela de Euclides, a história da geometria é contada de forma muito divertida e clara, uma área que sempre deixou os estudantes meio confusos, a não ser quando adoram matemática.


Nesse livro (2ª. Edição, São Paulo, Geração, 2004) o capítulo 18 recebeu por título “Alguns Insetos Chamados de Raça Humana”, p. 133 e ss. Se a raça humana é de insetos e Mlodinow é humano, ENTÃO Mlodinow é um inseto. A afirmação dele é parte do que chamei de “racionalismo amebiano”: a idéia de que estamos sobre um cisco (a Terra) na periferia de uma Galáxia (a Vida Láctea) modesta, uma de 100 bilhões delas ou o que for. Se habitássemos um cisco seríamos amebas e como pensamos nosso pensamento seria amebiano.

Chamarei a essa gente Classe de Satanás. Está sempre diminuindo a humanidade, ainda que eu tenha mostrado que ela se ergueu de quase nada há 11 mil anos em Jericó, passando depois há 5,5 mil anos pela escrita a acumular muito rapidamente.

Se os seres humanos são, todos e cada um, insetos, então Mlodinow também o é. Inseto que pensa e fez um livro muito interessante ao cabo de 3,8 bilhões de anos de evolução da Vida geral na Terra, de 200 mil anos dos neandertais e de 80 a 70 mil anos dos cro-magnons, em toda uma custosa acumulação racional. Inseto muito esperto.

Vitória, segunda-feira, 06 de março de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário