quarta-feira, 3 de janeiro de 2018


O Big de Gamow e o Little de Hoyle

 

Não conheço quase nada nem de um nem de outro, é apenas uma brincadeira com o Big Bang (que apelidei barulhão) proposto por George Gamow e a resposta de Fred Hoyle, cuja proposta era de contínua criação. Creio que ambos tinham razão.

A CURVA DE GAMOW E DE HOYLE (e de todas as pessoas: deveríamos pensar MUITO MAIS nela e no que ela nos ensina)


Agora acredito que no não-finito espaçotempo de modulação ocorra todo gênero de explosão e que elas estão pipocando por ai infinitamente, sempre pareando, metade sendo matéria-energia (já vimos que são oposto-complementares, pares polares, matéria # energia, quer dizer, são anticognatos exatos: a matéria é a antienergia, a/energia daqui) e metade antimatéria-antienergia. Este é apenas o universo em que estamos, existem outros inúmeros. Neste em que estamos podem também ocorrer microexplosões que não modelam o tijolo fundamental, pois não têm modulo suficiente para produzir o mesmo tipo de campartícula fundamental daqui.

Pouquíssimas explosões são micro à Hoyle e pouquíssimas são macro à Gamow, a maioria está no centro; a chance de a nossa estar em volta do centro é de 95 % e só 1/40 estariam em cada extremidade. De fato, a nossa nem deve ser mesmo “big”, deve ser uma daquelas em volta do centro – só que nós, como sempre orgulhosos, sempre arrogantes chamamos de grande. No final das contas a briga é por evidência e precedência, o que é bem bobo mesmo.

Vitória, domingo, 29 de janeiro de 2006.

 

POR FALAR NISSO, O BIG BANG


GEORGE GAMOW

Gamow, George (1904-1968), físico teórico russo-ucraniano, naturalizado norte-americano. Fez importantes contribuições numa ampla variedade de campos, desde a radioatividade até a astrofísica e a física nuclear. Escreveu muitos livros de divulgação científica, entre os quais se destacam O nascimento e a morte do Sol (1940) e Um, dois, três...infinito (1947). Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

FRED HOYLE

Hoyle, Fred (1915- ), astrônomo e matemático inglês, foi um dos primeiros a aplicar as equações de relatividade e a física moderna à cosmologia. Publicou vários livros de divulgação sobre astronomia e obras de ficção científica. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

A GEORAFIA-HISTÓRIA DO UNIVERSO

Geografia do universo
Luís Raul Weber Abramo
Instituto de Física
Universidade de São Paulo
Toda forma de conhecimento que se pretenda Ciência tem como princípio fundamental experimentos reproduzíveis.
Stephen Hawking, O Big 
Bang, e Deus
Conheça o Autor: Dr. Henry "Fritz" Schaefer III
Dr. "Fritz" Schaefer é o Graham Perdue Professor de química e diretor do centro para computação quântica química na universidade da Geórgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário