sexta-feira, 12 de janeiro de 2018


Lendo as Leis como Psicologia Financeira

 

Veja que o modelo mostrou claramente a Psicologia (em termos de Justiça figuras ou psicanálises legais, objetivos ou psico-sínteses do Direito, produções ou economias do Tribunal de Justiça, organizações ou sociologias do Poder Judiciário, espaçotempos ou geo-história do sistema de leis) como o núcleo de todo existir humano, de todo o nosso fazer.

UM CUBO DE LEIS COM UMA TEIA DENTRO (visto como uma caixa preta psicológica que é preciso desvendar)


Evidentemente o Direito geral é uma seção da Psicologia geral, assim como as finanças. As finanças constituem um enredamento jurídico também, pois a Economia (finanças agropecuário-extrativistas, finanças industriais, finanças comerciais, finanças dos serviços e finanças bancárias) é uma das psicologias.

Então, as finanças esbarram nessa rede de leis.

As leis são psicologias, são reflexos no pensamento humano de relações dialógicas entre coisas e coisas, entre coisas e pessoas, entre pessoas e pessoas. Por existirem PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundos) as leis são pessoambientais e as finanças igualmente. Daí existirem FINANÇAS DE PESSOAS e FINANÇAS DE AMBIENTES, quer dizer, injeções em volumes distintos, subindo os degraus da pirâmide: quanto menor o número de candidatos maiores os volumes destinados. Para o povo, que está na base de tudo, são destinados o micro investimentos públicos e privados, enquanto para as empresas gigantes vão os macros investimentos, os investimentos bilionários.

Segue-se que os financistas - os estudiosos práticos & teóricos das finanças – devem estudar Psicologia geral e em particular PSICOLOGIA FINANCEIRA e legal.

Não se compreende como é que os psicólogos não foram capazes de postular para as escolas gerais, em particular para as de Economia, de Sociologia, de Finanças o ensinaprendizado de matérias dessa área. Como diz o povo, “passou batido”.

Vitória, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006.

 

VADE MECUM (uma coletânea de leis)

DADOS TÉCNICOS DO LIVRO
Tema: Vade Mecum
Coleção: Autor: Anne Joyce Angher
Editora: Rideel
ISBN: 85-339-0798-2
A Editora Manole amplia o seu quadro de publicações de textos legais com o novo Vade Mecum – 15 em 1. Esta obra contém: a Constituição da República, os Códigos Civil e de Processo Civil, Penal e de Processo Penal, Tributário, a Consolidação das Leis do Trabalho, as leis de Títulos de Créditos, o ECA, o CDC, o Estatuto da OAB, as leis dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, a Lei de Propriedade Industrial e Direitos Autorais, o Estatuto do Idoso e a Lei de Falência e Recuperação Empresarial. Além disso, oferece uma rica Legislação Complementar, inclusive a Nova Lei da Reforma do Processo de Execução – CPC, e os textos das Súmulas do STF e do STJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário