terça-feira, 2 de janeiro de 2018


A Iluminação do Povo

 

Eis os níveis no modelo:

7. iluminados;

6. santos/sábios;

5. estadistas;

4. pesquisadores;

3. profissionais;

2. lideranças;

1. povo.

Os três de cima constroem, os três debaixo são construídos, os do meio, os pesquisadores tanto constroem quanto são construídos.

Os iluminados iluminam, os santos/sábios transferem santidade/sabedoria, os estadistas constroem o Estado. A importância dos iluminados é grande, porque Lao Tsé, Confúcio e Buda permitiram na China o amontoamento de 1,3 bilhão. Maomé fez a mudança avançar até outro 1,3 bilhão. Jesus foi maior, porque não somente cativou 2,0 bilhões que se chamam cristãos como permitiu a alteração de toda a civilização planetária, inclusive daqueles povos a cargo de outros iluminados.

Instalar a santidade naturalmente custa muito em emoções, custa dores emocionais intensas: tal é a necessidade da correção através do equilíbrio não-racional; ao passo que os sábios salvam pelo pensamento, pela racionalidade. Através deles o povo pode respirar santidade/sabedoria emocional/racional que de outro modo não teria – ele sufocaria em sua incapacidade e as elites concentrariam todas as posses, fossem monetárias ou intelectuais. É só a presença corretora dos santos/sábios que permite a chegada da santidade/sabedoria, correção de rumos, afinação da identidade do povelite ou nação ou cultura. Os iluminados fazem isso num nível muito mais alto e muito mais apurado. Então três das sete personalidades salvam as outras três, ao passo que a do meio tanto salva quanto é salva.

A iluminação do povo não é realidade própria, é uma pátina, nácar sobre a rudeza da pele natural: se a iluminação fosse retirada o povo regrediria aos tempos primitivos, ao passo que nos iluminados, não, é deles mesmo. Não fossem os iluminados os santos/sábios não teriam norte, não saberiam PORQUE serem santos e sábios, não teriam propósito mais alto em suas vidas. O povo só é santo na medida em que adota a santidade dos santos: é porisso que os santos estão aí, eles são um degrau a mais para a compreensão dos iluminados. Os santos cristãos são um degrau para Cristo. Eles não atrapalham, pelo contrário, ajudam a compreender a dimensão tão maior de Cristo, pois vendo como são grandes as vidas dos santos os cristãos começarão a entender vagamente a dimensão de Jesus.

Vitória, terça-feira, 31 de janeiro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário