quarta-feira, 16 de novembro de 2016


Realidade Matemática

 

A Matemática geral é real ou não?

O PAR POLAR REALIDADE-IRREALIDADE

POLO
TRÍADE
POLO
Realidade.
R/I
Irrealidade.
Concreto.
C/A
Abstrato.
Material.
M/I
Imaterial-Ideal.

Aparentemente a Matemática estaria no polo imaterial, abstrato.

Seria assim se o modelo tivesse secundado a secura cartesiana dos opostos inconciliáveis (tipo corpo-espírito), imiscíveis, não-misturáveis como homem-mulher, sem produzir uma síntese, homulher/família. No modelo os pares são oposto-complementares, meros convergentes-divergentes RACIONAIS, isto é, operam quando apelamos à razão divisional, no resto sendo tríades, terceiros motores operantes não somente estáticos, não apenas dinâmicos, mas estáticodinâmicos, mecânicos.

Assim, a Matemática é abstrata, mas é real também.

Sendo, em nossas cabeças, abstrato conjunto de ideias que remetem ao superstrato não-finito do metamatemático, elas comportam realidade, pois são sinais eletroquímicos nos neurônios-axônios, operando como reflexo contrativo (contraindo a realidade à simbologia universal-local), mínimo em fórmulas, das substâncias palpáveis além-eu.

Lá fora está o mundo material e cá dentro do SELF, no eu-mesmo, estão as representações, dentre as quais as “imateriais” feições matemáticas. Não há nenhum círculo material que consigamos fazer à perfeição, o círculo matemático é apenas representação ideal das possibilidades. Os desenhos são materiais no sentido de que expressam mapas fixados pelos neuraxônios, os conjuntos de núcleos-fluxos, os programáquinas do cérebro.

Podemos dizer que a Matemática é e não-é ao mesmo tempo real e irreal: ela é irreal se pensada materialmente e é real idealmente - nos termos do modelo é materideal, como tudo, aliás, porque você não pega de fato o bule de café, pega sua ideia de bule de café (ele está lá, você não pode provar, sente que está).

Como conclusão, a Matemática é real (também).

Mas, de todos os reais ela é o mais insubstancial, só existe quando há substância pensante (nas árvores não está, exceto por ser substrato condutor da Natureza, mas nos animais já aparece).

Serra, sexta-feira, 03 de setembro de 2015.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário