segunda-feira, 14 de novembro de 2016


Doutrina ou Monopolo

 

TUDO QUE É ISMO É SUPERAFIRMAÇÃO, DOENÇA MENTAL

[Na Internet]
título: TODO 'ISMO' É ÓPIO DO POVO I
técnica: óleo sobre madeira + grafite sobre papel
dimensões: 60 x 60 cm
ano: 1982
[Lista de palavras]
Ele vem do Latim -ISMUS, do Grego -ISMÓS, em geral formador de nomes de ação, como paraquedas>paraquedismo.
[Notícias e Sociedade]
Aí, passou a ser usada a palavra homossexualidade. Beleza, tranquilo, numa boa. Só que o argumento – me desculpem os mais afoitos – é fraco. Dizer que o sufixo ismo designa doenças é furado, pois, o referido sufixo aparece em muitas palavras, mas nem sempre com o mesmo significado. Como pode ser visto logo abaixo:
Doutrinas ou sistemas: realismo, positivismo, fascismo, budismo;
Modo de proceder ou pensar: heroísmo, servilismo;
Forma peculiar da língua: galicismo, neologismo;
Na terminologia científica: daltonismo, reumatismo.
De acordo com o dicionário, ismo, é um sufixo de origem grega e indica origem, crença, escola, sistema, conformação. Ou seja, palavras com essa terminação indicam que uma ideologia é seguida, que existe algo consolidado como regra ou, pelo menos, que se acredita ser uma regra. Assim temos o positivismo, catolicismo, presidencialismo, helenismo, jornalismo, etc.

A TRANSFERÊNCIA UNIPOLAR (os pares polares oposto-complementares existem mesmo, são necessários como prováveis expressados na Natureza, suficientes no auto desenho dos possíveis por Deus; é quando descambam para o monopolo que se tornam letais)

http://www.ufpa.br/dicas/biome/biofig/curnor00.gif
LETALIDADE ESQUERDA, ESQUERDISMO.
MÉDIA SADIA
LETALIDADE DIREITA, DIREITISMO.
SUPERAFIRMAÇÃO DO QUERER.
SUPERAFIRMAÇÃO DO TER.
QUEREMISMO
HEGEMONIA.

ISMO não é apenas AÇÃO, é muito mais que isso, é SUPER-ação no pior sentido de ultrapassamento, do acossamento do outro falante, da supressão pela obstrução da voz, da racionalidade de sua interioridade, de sua autonomia.

“De acordo com o dicionário, ismo, é um sufixo de origem grega e indica origem, crença, escola, sistema, conformação”.
SUPERAFIRMAÇÃO
BUSCANDO OS DOENTES
Superconformação (dos demais).
 
Supercrença (em si somente).
 
Superescola (própria).
 
Superorigem (própria).
 
Supersistema (seu).
 

Contra essas doutrinas ou monopolos Lincoln afirmou classicamente: do povo (origem, LEGISLATIVO), pelo povo (aplicação, JUDICIÁRIO), para o povo (destinação, EXECUTIVO), sem supressões em qualquer faixa ou trânsito: é a demo-cracia pode-povo, até os menores têm direito de representação pelo índice maior da racionalidade, a fala.

No monopolo não ficam Sul-Norte, acima-abaixo, Leste-Oeste, fica só um lado, e as pessoas ficam capengas ou mancas, pepengas com uma perna só operando, puxando da outra. É ditadura, a dura que dita, o endurecimento que fala sozinho, não deixa ninguém ponderar, suprime as oportunidades de contestação.

Não é bom monopolizar, oligopolizar, plutocratizar (deixar os governos a cargo dos ricos), deixar que um lado só dirija e mande: é preciso distribuir na Curva do Sino, fazer a Curva do Sino para as potências expressadas, seguir a Matemática que o metamatemático colocou aí como defesa: não se pode deixar esquerda ou direita se transformarem em esquerdismo ou direitismo, abarcando 97,5 % dos poderes.

De modo nenhum.

Precisamos de proteção contra os afoitos.

Serra, sexta-feira, 21 de agosto de 2015.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário