quinta-feira, 7 de junho de 2018


O Brasil já Chegou a 207 Milhões de Chifrudos

 

Em 2006 a população humana do Brasil chegou a 186 milhões, enquanto os bovinos são 207 milhões de cabeças, o maior rebanho do mundo. Dá mais de uma cabeça de gado bovino por indivíduo, de fato 1,11/1,00. Nem todos têm acesso, claro. Diz outra notícia que quando o rebanho era de 150 milhões de cabeças eram ocupados com pastagens 200 milhões de hectares ou 2,0 milhões de km2, relação de 1,33 ha/cabeça ou 13,3 mil m2/cabeça. Hoje estariam proporcionalmente sendo ocupados quase 280 milhões de ha ou 2,8 milhões de km2 ou mais de 30 % do espaço brasileiro, fora os outros rebanhos, que podem ou não conviver. Os 150 milhões de cabeças produziam por ano 6,7 milhões de toneladas de carne, de modo que os 207 milhões devem comparativamente atingir 9,3 milhões de toneladas agora, menos as exportações que chegam a 10 %, sobrando 90 % de 9,3 ou 8,3 bilhões de quilogramas, relação de 44 kg/indivíduo por ano, o que significa um quilograma de carne a cada oito dias aproximadamente. Não é para todos, os ricos é que aproveitam. É porisso que não sobra nunca terra para a reforma agrária – opção de alimentação dos ricos, que engordam e têm infarto.

É preciso rever essa questão da expansão do rebanho bovino e de outros rebanhos – reprogramar energeticamente o Brasil em todos os sentidos, investindo em planejamento de poupança de energia.

Diz abaixo que a eficiência energética dos bovinos é de 7 %, com ineficiência de 93 %; os biólogos, conservacionistas, ecologistas e agricultores vêm insistindo há décadas na produção vegetal, que seria mais interessante para o povo. Seria preciso fazer as escolas mudarem radicalmente o tipo de educação, frisando as necessidades populares, potencialmente menos agressivas ao ambiente se forem conduzidas direito. A nação já chegou a 1/3 da área dedicada aos chifrudos. É preciso rever isso logo. Eu mesmo comi carne bovina por décadas, até recentemente, junto com carne de porco – é gostoso mesmo, principalmente queimada ou frita. Não é a toa que é tão apreciada! Só porque parei não quero que os outros parem; é questão de estudar e começar a mudança.

Não obstante, a questão da opção é pela decência, pela reprogramação geral de todos nós.

Vitória, terça-feira, 12 de dezembro de 2006.

 

CONVERSÃO DE ENERGIA

Você já comeu a Amazônia hoje?
João Meirelles Filho
Eu não aceito que, em meu nome, o governo federal brasileiro conceda autorização para o desmatamento da Amazônia, e você, aceita? Eu não autorizo que o dinheiro público, de bancos oficiais, seja empregado para a criação de bois na Amazônia, e você, autoriza?
Novembro de 2005.
 
João Meirelles vive em Belém, Pará, na região do estuário do rio Amazonas. Trabalha numa entidade sem fins lucrativos, o Instituto Peabiru – www.peabiru.org.br e se dedica ao fortalecimento institucional de organizações sem fins lucrativos da Amazônia. É autor do Livro de Ouro da Amazônia (3a edição, Ediouro, Rio de Janeiro 2.004). Décima geração de pecuaristas que abriram as fronteiras pioneiras do Brasil, deixou de comer carne bovina em 2.000.

GADO BRASILEIRO

Produção da Pecuária Municipal - 2004
Rebanho bovino brasileiro ultrapassa os 200 milhões e se mantém como o maior do mundo
Em 2004, o Brasil manteve sua posição de maior rebanho comercial de bovinos do mundo, atingindo um efetivo de 204,512 milhões de animais, o que representou aumento de 4,58% em relação ao ano anterior. Mas o efetivo que apresentou maior variação positiva no País foi o de caprinos (4,86%), seguido do de codornas (4,39%). O rebanho de galos, frangas, frangos e pintos cresceu 2,98%, alcançando 759,512 milhões de cabeças.
Comunicação Social
06 de dezembro de 2005
IBGE: Brasil Tem o Maior Rebanho Bovino do Mundo
Friday, 03 December 2004
O número de animais é maior que o número de habitantes. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz que no ano passado existiam 195,5 milhões de bois e vacas no país, número 5,51% superior ao de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário