quinta-feira, 7 de junho de 2018


O Brasil Entre a Lei de Gérson e a Lei de Murici

 

TABELANDO ENTRE AS DUAS

LEI DE GÉRSON
LEI DE MURICI
O que a gente quer é levar vantagem, certo?
Cada um cuida de si.
Conduziu ao capitalismo da “perneação”, passar a perna em todo mundo no Executivo, no Legislativo, no Judiciário, nas empresas (“vou te almoçar antes que você me jante”).
Anticristã, apologia do isolacionismo e do anti-coletivo. Justificativa para a mais extrema violência em tudo, um “pega pra capar” danado que levou à guerra civil velada atual em todos os estados.

Lei de Gérson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Segue a Lei de Gérson a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo", no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com a ética. A expressão originou-se em uma propaganda, em meados da década de 70, dos cigarros Vila Rica, na qual o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol era o protagonista. Embora tenha sido um dos maiores craques da história do futebol mundial, Gérson sempre foi um jogador polêmico.
A propaganda dizia que esta marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e Gérson dizia no final: "Você também gosta de levar vantagem em tudo, certo?"(Gérson)
OS PERIGOS DA GLOBALIZAÇÃO
INTRODUÇÃO:
Muito se tem falado sobre o Pós-Modernismo e Globalização porém pouco se tem definido sobre tais conceitos: Afinal o que é Pós-Modernidade? O que é globalização?
O direito do cidadão virou direito do consumidor. Tudo agora está girando pela questão do patrocinador. Recebi recentemente uma mensagem de um amigo sobre a mudança do hino nacional brasileiro, devido à exigências dos patrocinadores para 2002, e assim ficou o hino:
 
Num posto da Ypiranga, às margens plácidas,
De um Volvo heróico Brahma retumbante
Skol da liberdade em Rider fulgido
Brilhou no Shell da Pátria nesse instante
Se o Knorr dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço Ford
Em teu Seiko, ó liberdade
Desafio nosso peito à Microsoft.
 
O Parmalat, Mastercard, Sharp, Sharp
Amil um sonho intenso, um rádio Philips
De amor e de Lufthansa a terra desce
Intel formoso céu risonho Olympicus
A imagem do Bradesco resplandece.
 
Gillet pela própria natureza
És belo Escort impávido colosso
E o teu futuro espelha essa Grendene.
Cerpa gelada!
Entre outras mil é Suvinil, Compaq amada
Do Philco deste Sollo és mãe Doril
Coca Cola, Bombril!!!
© Copyright 2001 - Prof. Vanderlei de Barros Rosas - Professor de Filosofia e Teologia. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; Pós-graduado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões; Pós-graduado em educação religiosa pelo Instituto Batista de Educação religiosa.

A Lei de Murici é só uma rima, a Lei de Gérson veio do jogador de mesmo nome campeão do mundo da Copa de 1970, como diz acima pelos meados da década (fazendo já 30 anos).

Nessa geração que a pseudo-lei anunciou o que conseguimos nós todos sob a avalanche de desejos tremendamente egoístas? Um país nojento cheio de podridões. Entre o supremo-egoísmo de Murici e competitividade levada ao extremo de “levar vantagem em tudo” campeou o extremo-egoísmo. Vale um livro grande sobre isso.

Vitória, quarta-feira, 13 de dezembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário