segunda-feira, 4 de junho de 2018


Mondrongo

 

Foi de Oswaldo Bravin (agora falecido, antigo motorista do posto de gasolina dos meus irmãos em Linhares: como relatei, ele disse – ganhando 2,5 salários mínimos – que desejava ser pobre só por um dia para ver como é que era; o otimismo dos pobres é imensurável) que ouvi essa palavra.

ELA EXISTE (no dicionário Aurélio Século XXI e da Internet em KingHost)

S. m. 1. Bras.  Cabo-verd.  Deprec.  Alcunha de português. V. galego (4). 2. Bras. Cabo-verd.  Indivíduo disforme; mostrengo. 3. Bras.  N.E. Inchação (2). 

Definição de Mondrongo

s.m. Bras. Pej. Português; galego. / Monstrengo, pessoa disforme. / Bras. (NE) Inchação.

Como uma palavra do cabo-verdiano veio parar no Brasil eu não sei. Em todo caso, mondrongo = MONSTRENGO = MUTANTE = MONEGASCO = MOCAMBEIRO = NUCLEOBRÂNQUIO = MALFEITOR e segue.

Como é que uma palavra esquisita dessas poderia significar exatamente o que se deseja falar com ela?

MONSTRENGOS NA INTERNET

Clique aqui para ver maior.

A questão é esta: como é que o povo ouve um conjunto de sons e o aplica na conjuntura certa para referir-se a determinada situação ou objeto e essa aplicação se mostra correta sinonímica e cognatamente? Só posso pensar que a mente já é preparada com um conversor universal ligado à “língua de Deus”, digamos assim, o que São Paulo chamou de “língua dos anjos” = LÍNGUA DOS PARÂMETROS = TEXTO DOS SANTOS = BANCO DAS PALAVRAS e segue.

Vitória, quinta-feira, 30 de novembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário