quinta-feira, 17 de maio de 2018


Energia Local

 

ANÉIS DE INTERESSE LOCAL

PESSOAS
1.                 Indivíduo;
2.                Família;
3.                Grupo;
4.               Empresa;
AMBIENTES
5.                Cidade-município;
6.               Estado;
7.                Nação;
8.               Mundo;

Foi crescendo de cima para baixo, inclusive no plano da energia, que exige investimentos cada vez maiores; e foi tirando a liberdade e o domínio do centro de tudo, o indivíduo, tornando tudo compulsivamente coletivo, desindividualizado, se assim podemos dizer. Obliterou completamente a capacidade de o indivíduo reagir, embora se diga que somos egoístas.

O movimento municipalista, por ser um “ismo” qualquer, é superafirmação e doença do info-controle mais apto; mas a municipalidade e a urbanidade devem retomar em certa medida o controle de seus destinos. Quem pode ter agora os bilhões de dólares necessários à construção de uma usina hidrelétrica de 5,0 MW? Ou para uma usina nuclear ou termelétrica? A logística é grande demais, os valores altíssimos, a contaminação ambiental real ou potencial são travas impeditivas, tudo contribuir para distanciar. Os rios não estão em toda parte.

As turbinas de avião podem ser uma solução para termelétricas a gás de petróleo, que a Natureza oferece com prodigalidade e é facilmente transportável. As turbinas são altamente eficazes e alocáveis em cada buraquinho de roça necessitando de energia sob chave de botão, voltando com os controles para as pessoas. Matéria local também faz sentido, assim como toda a Bandeira Elementar (tratamento de ar, de água, de terra/solo, de fogo/energia; e até controle ecológico dos sistemas vitais). A localidade atingiu certa maioridade sob pressão da Internet e da informação geral nos mais recentes 100 anos. Universidades estão (são 6,0 mil no mundo) espalhadas por toda para gerenciar, de modo que o momento é adequado à localização da energia.

Vitória, terça-feira, 10 de outubro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário