O Mundo de Depois de
Ontem
Naturalmente o título veio do filme.
O filme é catastrofismo de criança que
desejou e não pôde rebentar os castelos de areia dos priminhos porque os pais
proibiram.
O texto se refere ao fato de que “o
dia depois de ontem” é hoje e nada de diferente notamos;
pouca coisa há em 2006 igual às promessas de futuro de 1999, como já referi
tantas vezes. Virou um capital político prometer amanhãs bons ou ruins, otimismos
e pessimismos de plantão oscilando de um lado para outro. A mídia (TV, Revista,
Jornal, Livro-Editoria, Rádio, Internet e até Cinema) viver dessas oposições é
trivial, além de enjoado. O que existe de interessante nisso é justamente a
chance de promover um levantamento de tudo que foi feito num e noutro extremo E
CO-RELACIONAR com os estados-de-produçãorganização, quer dizer, com o timing
(em inglês, regulação do tempo, de velocidade, de ritmo) produtivorganizativo
socioeconômico, com o ritmo cultural ou nacional-mundial.
Sistematicamente o mundo de depois de
ontem permanece completamente trivial; não poderia ser diferente, porque a vida
humana é muito curtinha e os ritmos do universo, do sistema solar, do planeta
são muito mais longos e quase nada tem chance de ocorrer durante os 70 anos que
duraria uma vida humana típica.
Vitória, quinta-feira, 30 de novembro
de 2006.
O
DIA DEPOIS DE AMANHÃ
(em que Roland Emmerich esfria nossas relações, matando o mundo de frio)
"O Dia Depois de Amanhã" ficou em
primeiro no Brasil
2 de junho de 2004 |
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O DIA
DEPOIS DE AMANHÃ (The
Day After Tomorow, EUA, 2004) Gênero: Aventura, Drama
Duração: 124 min. |
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