segunda-feira, 4 de junho de 2018


O Mundo de Depois de Ontem

 

Naturalmente o título veio do filme.

O filme é catastrofismo de criança que desejou e não pôde rebentar os castelos de areia dos priminhos porque os pais proibiram.

O texto se refere ao fato de que “o dia depois de ontem” é hoje e nada de diferente notamos; pouca coisa há em 2006 igual às promessas de futuro de 1999, como já referi tantas vezes. Virou um capital político prometer amanhãs bons ou ruins, otimismos e pessimismos de plantão oscilando de um lado para outro. A mídia (TV, Revista, Jornal, Livro-Editoria, Rádio, Internet e até Cinema) viver dessas oposições é trivial, além de enjoado. O que existe de interessante nisso é justamente a chance de promover um levantamento de tudo que foi feito num e noutro extremo E CO-RELACIONAR com os estados-de-produçãorganização, quer dizer, com o timing (em inglês, regulação do tempo, de velocidade, de ritmo) produtivorganizativo socioeconômico, com o ritmo cultural ou nacional-mundial.

Sistematicamente o mundo de depois de ontem permanece completamente trivial; não poderia ser diferente, porque a vida humana é muito curtinha e os ritmos do universo, do sistema solar, do planeta são muito mais longos e quase nada tem chance de ocorrer durante os 70 anos que duraria uma vida humana típica.

Vitória, quinta-feira, 30 de novembro de 2006.

 

O DIA DEPOIS DE AMANHÃ (em que Roland Emmerich esfria nossas relações, matando o mundo de frio)

"O Dia Depois de Amanhã" ficou em primeiro no Brasil

2 de junho de 2004  
O DIA DEPOIS DE AMANHÃ (The Day After Tomorow, EUA, 2004) Gênero: Aventura, Drama
Duração: 124 min.
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