quinta-feira, 7 de junho de 2018


Gramática e Sintaxe da Língua dos Anjos

 

No Livro 190 está o artigo São Paulo e a Língua dos Portugueses, ponto de partida deste, pois vimos lá que anjos = PORTUGUESES = POLONESES = INGLESES = FRANCESES e segue na Rede Cognata. Daí, língua dos anjos (de São Paulo) = LÍNGUA DOS PORTUGUESES, esta mesmo na qual escrevo. Como isso é assim não sei, mas podemos intuir que o par polar oposto-complementar de soma zero 50/50 finitos e não-finito coloca que, em oposição-complementação ao finito, no qual - pela racionalidade - podemos sondar, opera o não-finito que desde sempre existindo dá consistência-alfômega (= CENTRO = ABSOLUTO) ao par alfa-começo e ômega-final.

ASSIM

ALFA = COMEÇO
ALFÔMEGA = CENTRO = ABSOLUTO = CRISTO = AUGUSTO
ÔMEGA = FINAL
Α
ΑΩ
Ω
 
PASSADO
 
PRESENTE
 
FUTURO

E como já vimos, passado = presente = futuro, pois tudo está encavalado no presente.

GRAMÁTICA E SINTAXE (no dicionário Aurélio Século XXI)

Gramática = COMPOSTO
[Do lat. grammatica < gr. grammatiké, 'arte de ler e de escrever', f. subst. de grammatikós.] S. f. 1. A arte de falar e de escrever bem em uma língua. 2. E. Ling. Estudo ou tratado que expõe as regras da língua-padrão (q. v.).  3. Obra em que se expõem essas regras. 4. Exemplar de uma dessas obras. 5. E. Ling. Estudo da morfologia e da sintaxe de uma língua. 6. E. Ling.  Conhecimento internalizado dos princípios e regras de uma língua particular. 7. E. Ling. Estudo sistemático desse conhecimento. 8. E. Ling. Estudo dos morfemas gramaticais de uma língua, como artigos, preposições, conjunções, desinências. 9. Bras.  PE Pop.  V. cachaça (1). 10. Bras.  PE Pop.  Qualquer bebida alcoólica. [Cf. gramatica, do v. gramaticar.] Gramática descritiva.  E. Ling. 1. Estudo da gramática que visa a descrever os padrões contidos num corpus falado ou escrito. Gramática gerativa.  E. Ling. 1. Teoria lingüística que procura estabelecer, com base em princípios universais, um modelo geral de gramática, do qual derivariam as gramáticas de cada língua em particular; gramática gerativo-transformacional, gramática transformacional. Gramática gerativo-transformacional. E. Ling. 1. V. gramática gerativa. Gramática histórica. E. Ling. 1. Estudo da evolução das línguas; lingüística histórica. Gramática normativa. E. Ling. 1. Aquela que prescreve as normas do bem falar e escrever, i.e., a que estabelece o padrão (10) vigente; gramática prescritiva. Gramática pedagógica. E. Ling. 1. Obra destinada ao ensino de língua materna (q. v.) ou de uma língua estrangeira (q. v.). Gramática prescritiva. E. Ling. 1. Gramática normativa. Gramática tradicional.  E. Ling. 1.      Todo o estudo de cunho gramatical que segue os princípios impostos pela tradição anterior ao advento da ciência lingüística. Gramática transformacional. E. Ling. 1. V. gramática gerativa. Gramática universal.  E. Ling. 1. Conjunto de princípios que restringe a forma e o funcionamento de qualquer gramática (6). 
Sintaxe = FALAÇÃO = PROJEÇÃO
(cs ou ss). [Do gr. sWntaxis, pelo lat. tard. syntaxe.]
S. f. E. Ling. 1. Parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si; construção gramatical. 2. Essa disposição. 3. Conjunto de aspectos da sintaxe de uma época ou de um autor. 4. Livro que expõe essa parte da gramática.

Assim, é claro que se existe uma língua dos anjos devem existir uma gramática dos anjos e uma sintaxe dos anjos, duas partes da língua, dois estudos independentes. Essa coisa não se formou do começo racional para o final, ela existe desde sempre com o não-finito; é um modo expressivo de aproximação da compreensão do movimento do universo.

Vitória, sábado, 09 de dezembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário