sexta-feira, 8 de junho de 2018


Antropologia Nova

 

Como toda ciência, a antropologia viveu inicialmente da coleta de dados, depois da interpretação deles; esta tem sido feita com a lógica baixa, de pequeno espectro, muito próxima do ato, buscando nas tribos remanescentes de índios e nativos nas florestas tropicais e ilhas isoladas da Polinésia o que embase a contemporaneidade.

A antropologia poderia e deveria evoluir através da lógica alta, de largo espectro, juntando muitos fatos e tendendo ao uso de programas tecnocientíficos para correlacionar dados, especialmente raciocinando como venho fazendo sobre os instrumentos físicos ou biológicos, neste caso os bioinstrumentos das mães-mulheres e dos pais-filhos, como venho expondo.

Onde a Tribo do Cão (veja artigo com este nome no Livro 191) surgiu primeiro e passou a dominar as demais ela se expandiu com rapidez, tomando os ambientes e as mulheres das outras tribos, colocando seus genes no futuro, de forma que somos todos – de um jeito ou de outro – descendentes dela. Ora, a esse círculo mais primitivo de todos juntou-se outro quando parte dessa TC amansou o cavalo, domesticou-o e pôde ir para mais longe mais depressa, retornando com muito maior quantidade e qualidade da “grande proteína” para alimentar BEM seus descendentes, que viveram mais e se tornaram mais aptos, abastecendo-se de outros signos psicológicos (apurando as figuras ou psicanálises, os objetivos ou psico-sínteses, as produções ou economias ,as organizações ou sociologias, ampliando seu espaçotempo ou geo-história) na luta pela sobrevivência racional.

Precisamos, portanto, de uma antropologia-de-instrumentação, quer dizer, uma que persiga os círculos-de-criação, os círculos segundo os quais novos instrumentos foram sendo incorporados (as patentes de antigamente), de acordo com os rastros ou restos deixados: restos de machados, de flechas, de lanças, como é usual, mas também de bio-instrumentos tanto femininos (gata, vaca, cabrita, ovelha, pata, galinha, etc., tudo que diz respeito à substituição da mulher como fonte de alimentação) quanto masculinos [cão, cavalo, camelo, etc., tudo que remete a guerra de predação física (materiais, energia), biológica (fungos, plantas, animais, primatas) ou psicológica (seres humanos)]. É PRECISO SEGUIR OS TRAÇOS materiais para delinear o mapa desse trânsito multimilenar.

Vitória, sábado, 16 de dezembro de 2006.

 

ANTROPO-LOGIA (a loggia dos antropos) (antropo, homem; logia, estudo) (no dicionário Aurélio Século XXI, na Encarta e na Internet, pois o tema é candente)

[De antrop(o)- + -logia.] S. f. 1. O estudo ou reflexão acerca do ser humano, do que lhe é específico. 2. Designação comum a diferentes ciências ou disciplinas cujas finalidades são descrever o ser humano e analisá-lo com base nas características biológicas (v. antropologia biológica) e socioculturais (v. antropologia cultural) dos diversos grupos em que se distribui, dando ênfase às diferenças e variações entre esses grupos. Antropologia biológica. 1. Ciência que tem por objeto a variação biológica do ser humano, tanto em seu desenvolvimento evolutivo quanto em sua expressão histórica e contemporânea; antropologia física. Antropologia cultural. 1. Antropologia social (q. v.). Antropologia física. 1. Antropologia biológica (q. v.). Antropologia social. 1. Ramo da antropologia que trata das características socioculturais da humanidade (costumes, crenças, comportamento, organização social) e que se relaciona, portanto, com várias outras ciências, tais como etnologia, arqueologia, lingüística, sociologia, economia, história, geografia humana; antropologia cultural. [A designação antropologia cultural é m. us. nos E.U.A., enquanto na Grã-Bretanha o termo antropologia social designa ou a etnologia, ou a antropologia cultural. Nos demais países europeus -- p. ex., na França --, observa-se uma tendência para o uso dos três termos que representam os níveis de pesquisa que, gradualmente, se vêm estabelecendo nos E.U.A. dentro da antropologia cultural: etnografia, etnologia comparada, antropologia social. Os autores nacionais fazem uso de ambas as designações. ] 
Antropologia, estudo dos seres humanos de uma perspectiva biológica, social e humanista. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Antropologia, ciência recente
“A visão funcional da cultura repousa no principio de que em qualquer tipo de civilização, cada costume, objeto material, idéia ou crença, satisfaz alguma função vital, assim como certas tarefas realizadas representam uma parte indispensável para todo o trabalho”. B. Malinowski
Antropologia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci

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