Antropologia Nova
Como toda ciência, a antropologia
viveu inicialmente da coleta de dados, depois da interpretação deles; esta tem
sido feita com a lógica baixa, de pequeno espectro, muito próxima do ato, buscando
nas tribos remanescentes de índios e nativos nas florestas tropicais e ilhas
isoladas da Polinésia o que embase a contemporaneidade.
A antropologia poderia e deveria
evoluir através da lógica alta, de largo espectro, juntando muitos fatos e
tendendo ao uso de programas tecnocientíficos para correlacionar dados,
especialmente raciocinando como venho fazendo sobre os instrumentos físicos ou
biológicos, neste caso os bioinstrumentos das mães-mulheres e dos pais-filhos,
como venho expondo.
Onde a Tribo do Cão (veja artigo com este nome no Livro 191) surgiu
primeiro e passou a dominar as demais ela se expandiu com rapidez, tomando os
ambientes e as mulheres das outras tribos, colocando seus genes no futuro, de
forma que somos todos – de um jeito ou de outro – descendentes dela. Ora, a
esse círculo mais primitivo de todos juntou-se outro quando parte dessa TC
amansou o cavalo, domesticou-o e pôde ir para mais longe mais depressa,
retornando com muito maior quantidade e qualidade da “grande proteína” para alimentar
BEM seus descendentes, que viveram mais e se tornaram mais aptos,
abastecendo-se de outros signos psicológicos (apurando as figuras ou
psicanálises, os objetivos ou psico-sínteses, as produções ou economias ,as
organizações ou sociologias, ampliando seu espaçotempo ou geo-história) na luta
pela sobrevivência racional.
Precisamos, portanto, de uma antropologia-de-instrumentação, quer
dizer, uma que persiga os círculos-de-criação,
os círculos segundo os quais novos instrumentos foram sendo incorporados (as
patentes de antigamente), de acordo com os rastros ou restos deixados: restos
de machados, de flechas, de lanças, como é usual, mas também de
bio-instrumentos tanto femininos (gata, vaca, cabrita, ovelha, pata, galinha,
etc., tudo que diz respeito à substituição da mulher como fonte de alimentação)
quanto masculinos [cão, cavalo, camelo, etc., tudo que remete a guerra de
predação física (materiais, energia), biológica (fungos, plantas, animais,
primatas) ou psicológica (seres humanos)]. É PRECISO SEGUIR OS TRAÇOS materiais
para delinear o mapa desse trânsito multimilenar.
Vitória, sábado, 16 de dezembro de
2006.
ANTROPO-LOGIA (a loggia dos antropos) (antropo,
homem; logia, estudo) (no dicionário Aurélio
Século XXI, na Encarta e na
Internet, pois o tema é candente)
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[De antrop(o)- + -logia.] S. f. 1. O
estudo ou reflexão acerca do ser humano, do que lhe é específico. 2.
Designação comum a diferentes ciências ou disciplinas cujas finalidades são
descrever o ser humano e analisá-lo com base nas características biológicas
(v. antropologia biológica) e socioculturais (v. antropologia cultural) dos
diversos grupos em que se distribui, dando ênfase às diferenças e variações
entre esses grupos. Antropologia biológica. 1. Ciência que tem por objeto a
variação biológica do ser humano, tanto em seu desenvolvimento evolutivo
quanto em sua expressão histórica e contemporânea; antropologia física.
Antropologia cultural. 1. Antropologia social (q. v.). Antropologia física.
1. Antropologia biológica (q. v.). Antropologia social. 1. Ramo da
antropologia que trata das características socioculturais da humanidade
(costumes, crenças, comportamento, organização social) e que se relaciona,
portanto, com várias outras ciências, tais como etnologia, arqueologia,
lingüística, sociologia, economia, história, geografia humana; antropologia cultural.
[A designação antropologia cultural é m. us. nos E.U.A., enquanto na
Grã-Bretanha o termo antropologia social designa ou a etnologia, ou a
antropologia cultural. Nos demais países europeus -- p. ex., na França --,
observa-se uma tendência para o uso dos três termos que representam os níveis
de pesquisa que, gradualmente, se vêm estabelecendo nos E.U.A. dentro da
antropologia cultural: etnografia, etnologia comparada, antropologia social.
Os autores nacionais fazem uso de ambas as designações. ]
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Antropologia, estudo dos seres humanos
de uma perspectiva biológica, social e humanista. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft
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Antropologia,
ciência recente
“A visão funcional da cultura
repousa no principio de que em qualquer tipo de civilização, cada costume,
objeto material, idéia ou crença, satisfaz alguma função vital, assim como
certas tarefas realizadas representam uma parte indispensável para todo o
trabalho”. B. Malinowski
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Antropologia
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