segunda-feira, 14 de maio de 2018


Praça da Água

 

Venho escrevendo sobre as praças como interfaces pessoambientais, entre as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundos). Em particular, há a questão da água, que é aguda.

O CONHECIMENTO NA PONTESCADA CIENTÍFICA

·       Física-Química (Natureza Zero);

·       Biologia-p.2 (Natureza Um);

·       Psicologia-p.3 (Natureza Dois):

1.       Figuras ou psicanálises (na bandeira da proteção);

1.1.               Água para o lar;

1.2.              Água para o armazenamento;

1.3.              Água para a segurança (por exemplo, para o corpo de bombeiros);

1.4.             Água para a saúde;

1.5.              Água para os transportes (inclusive transporte com o uso de água nos minerodutos);

2.       Objetivos ou psico-sínteses;

3.       Produções ou economias:

3.1. Agropecuária-extrativismo;

3.2. Indústrias;

3.3 comércio;

3.4. Serviços;

3.5. Bancos;

4.      Organizações ou sociologias;

5.      Espaçotempos ou geo-histórias;

·       Informática-p.4 (Natureza Três);

·       Cosmologia-p.5 (Natureza Quatro);

·       Dialógica-p.6 (Natureza Cinco).

A água passa por tudo, desde a Física até p.6. Ela é F/Q e é B/p.2, está na base da primeira natureza (serve aos fungos, às plantas, aos animais, aos primatas), mas principalmente ela é agora psicológico-humana, uma propriedade nossa como outra qualquer, mas fundamental, pois fundamenta, embasa.

BANDEIRA ELEMENTAR (= CENTRAL na Rede Cognata)

·       Mineração de ar (o ato de respirar inclusive é isso);

·       Mineração de água;

·       Mineração de terra/solo;

·       Mineração de fogo/energia.

Assim sendo, a água é um dos quatro elementos sem os quais nada existe, inclusive a Vida e a Vida-racional.

Eis a razão de ser interessante a CESAN (Companhia Espírito-Santense de Saneamento) passar a chamar-se Companhia da Água (digamos, Cia. ES da Água, CESA) pois se o Espírito Santo não é propriamente pobre nesse líquido fundamental não é tão rico quanto o resto do Brasil. É preciso educar as crianças e os adultos, as empresas, os governos, os ricos e os pobres, as mulheres e os homens, todos, enfim.

Vitória, sexta-feira, 29 de setembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário