quarta-feira, 16 de maio de 2018


O Golpe Português

 

Venho seguindo esta trilha.

Seguramente Portugal já conhecia todas as costas das Américas antes de firmar o Tratado de Tordesilhas em 1494 com a Espanha, cedendo a ela tudo que julgava inútil e não-culturalizado.

O TRATADO DO PAPA ALEXANDRE VI FOI EMPURRADO PARA O OESTE

Resultado de imagem para antes del tratado de tordesilhas
O limite Oeste foi empurrado 370 léguas em relação a Alexandre VI, espanhol (Roderico de Borja), 1431 a 1503. Portugal pegou todas as regiões civilizadas, conhecidas desde o ultrapassamento do Cabo das Tormentas, oportunisticamente chamado Cabo da Boa Esperança, o maior golpe publicitário do mundo (Bartolomeu Dias dobrou o cabo em 1488, sinal que Portugal já tinha notícias terrestres do Oriente).
Resultado de imagem para antes del tratado de tordesilhas 370 milhas
Sugestão de Colombo, 100 léguas.
Tratado de Alcaçovas, 1479.
Resultado de imagem para Tratado de Alcáçovas  alexandre vi 1479

Os navegantes portugueses e associados já haviam palmilhado tudo, inclusive Américo Vespúcio e Colombo (ele viveu em Portugal e era espião do rei); como nada encontraram das civilizações, deram notícia errada e Portugal se deu mal, pois não conseguiu visualizar as civilizações Maia-Asteca no México, a Inca no Peru, as minas de Potosí na Bolívia – já que tudo estava a Oeste, onde não chegou. Ao pegar as civilizações visíveis do mundo, Portugal perdeu os recursos mais apreciados (fora as especiarias), ouro e metais preciosos, diamantes e pedras preciosas.

O golpe português saiu pela culatra e Portugal só pode recuperar algo com a fusão ibérica, a União Ibérica de 1580 a 1640, quando as entradas e bandeiras tomaram todo o lado Oeste do Brasil atual. É bem uma daquelas coisas espalhafatosas, “a história oculta do mundo”.

Vitória, quarta-feira, 16 de maio de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário