quinta-feira, 17 de maio de 2018


Etic/ação ou Corret/ação

 

Depois de ter visto na Rede Cognata que ético = CORRETO = CERTO = OBRIGATÓRIO = GERAL = COLORIDO = ATIVO = CORREDOR = ATLETA (e segue) pude começar a entender que a Ética não é passiva, não é elegância estagnada: é ativa, é dinâmica, é operativa. A ética não pode ser passiva, algo entregue como um embrulho a ser aberto e visto ou não em sua utilidade imediata: deve ser ativa, motivo de satisfação ou projeção por aquela metade que a defende contra a outra metade que dela abusa, esticando-a até seus limites, ou apenas destroçando-a.

A ética deve ser ato permanente de praticar o que é correto, a mesma “ação correta” dos budistas. É motivo de pregação e estudo contínuo, de transmissão e missão, de apostolado, de tudo isso que está nas religiões = ÉTICAS = CORRETAS na Rede Cognata.

Vitória, terça-feira, 10 de outubro de 2006.

 

ÉTICA

[Do lat. ethica < gr. ethiké.] S. f. Filos. 1. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. [Cf. bem (1) e moral (1).]
Ética
Ética, princípios ou pautas da conduta humana, também denominada filosofia moral. Como ramo da filosofia, é considerada uma ciência normativa. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Ética médica
Ética médica, princípios ou normas de conduta no campo da medicina. Se um médico age de modo censurável, moral ou profissionalmente, pode deixar de exercer a profissão. Neste final de século, as questões éticas ampliaram-se, tanto no campo da investigação médica como em sua prática. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário