sábado, 12 de maio de 2018


As Peripécias de Marquinhos Insulina

 

Gabriel tem um colega de engenharia mecânica na UFES com esse nome, Marcos, e ele é portador de diabetes tipo 1, precisando de injeções diárias de insulina, daí o apelido.Sua vida não é fácil, nunca comeu doces, vive desmaiando, capotou o carro, uma série de coisas assim, do que meu filho me conta.

Faz todo tipo de trambique.

Contratou dois colegas de classe mais avançada para fazerem a prova num notebook na sala ao lado, pedia para ir ao banheiro e com o celular copiava as soluções. Indagado sobre ter tirado 10 onde a média da turma foi 5 - apresentando ainda por cima soluções de livros americanos que o professor não tinha abordado – desconversou e ficou por isso mesmo.

Foi capaz de empilhar reduzidas 60 e tantas transparências da professora, grampeando o conjunto e levando para a prova. Ela pegou e ficou admiradíssima com a esperteza do garoto. D’outra feita fez uma cola COM ÍNDICE: dúzias de páginas todas indicadas. Há outros, como a moça que colocou o dedo na garganta, vomitou sobre a prova e pediu para fazer em outra ocasião; estudou e tirou nota boa.

Fora isso ser desonesto com os colegas e os professores, é-o também com a coletividade. Herdaremos engenheiro incompetente; pode se dar conta do perigo que todos, ele e nós, estamos correndo, mas também pode ser que os formados-com-cola matem milhares. Podem causar danos profundos não só nas engenharias como nas profissões todas. Idealmente a Curva do Sino nos diz que 50 % tenderiam a isso, é estrutural; mas fazer compreender e arranjar mecanismos para ensinar melhor, além de discutir o assunto, é fundamental. Não é apenas a transgressão em si, é o perigo iminente, a chance de sermos castigados com esse “benefício”.

Vitória, domingo, 24 de setembro de 2006.

 

MILHARES DE EXEMPLOS DEVEM EXISTIR (seria fascinante fazerem um livro e documentários sobre isso; a criatividade é tremenda)

Artigo retirado da Revista TodaTeen - Edição 96 - Outubro de 2003
Para aprender sem cola
Agora não tem mais desculpa para deixar de fazer os trabalhos da escola. No site www.coladaweb.com você encontra material para desenvolver os trabalhos escolares de qualquer matéria.
Por VICENTE MARTINS
Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), de Sobral, Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário