quarta-feira, 16 de maio de 2018


600 Mil Proporcionais

 

Calcularam que 600 mil morreram na guerra civil americana, a Guerra da Secessão: quanto seria isso agora e aqui no Brasil?

SÍTIO MYHERITAGE

O Censo dos Estados Unidos de 1860 registrou que a população dos Estados Unidos era de 31.443.321 indivíduos - um aumento de mais de 35 por cento sobre o Censo de 1850. O total de 1860 incluiu 3.953.760 escravos.

A proporção é de perto de 2 %. No Brasil de agoraqui - a população tendo sido em 2016 de 207,7 milhões -,  1/50 equivaleria a 4,16 milhões, mais que a população do Espírito Santo, que chegou a 4,00 milhões há pouco.

A guerra da separação Norte-Sul adiou a divisão (tudo une e depois separa) por pelo menos, até hoje, 150 anos, ao custo de 600 mil vidas. O interessante nos EUA é que os vitoriosos sempre amparam os derrotados, impedindo o prosseguimento do ódio – poderão dizer que se tratam de interesses dos capitalistas-burgueses, mas pelo sim e pelo não é assim que acontece com eles: derrotada a Espanha em Cuba, lá foram eles investir no país. E assim foi na primeira e na segunda guerras mundiais na Europa, e na Coreia, no Japão e em toda parte, diferentemente, por exemplo, do que acontece com a França que, derrotada a Alemanha, exigiu dela reparações impagáveis. As mais recentes impostas ao país depois da Segunda Guerra Mundial terminaram recentemente, há alguns anos, esse país permanecendo fiel aos compromissos durante 70 anos.

O mesmo acontece com o Brasil, de outro modo: não apenas financiou sozinho a Guerra do Paraguai como deixou de lado o ódio contra aquele país.

Ninguém investigou esse fenômeno, país por país, durante os milênios das lembranças. Não foram feitos estudos sobre os países que perdoam e os que se vingam, fazendo prosseguir o horror.

Vitória, quarta-feira, 16 de maio de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário