terça-feira, 5 de setembro de 2017


Campotéis e Faculdade do Campo

 

                            Eis faculdade no Aurélio Século XXI (Do lat. facultate. S. f. 1. Capacidade, natural ou adquirida, de fazer alguma coisa. 2. Aptidão inata; disposição, tendência, talento, dom. 3.         Direito, privilégio, 4. Liberdade de agir; permissão, consentimento, licença. 5. Propriedade, virtude. 6. Qualquer setor do conhecimento humano. 7. O conjunto das disciplinas professadas em cada área do ensino de nível superior.  8. P. ext.  O corpo docente que as professa. 9. Escola superior (estabelecimento isolado ou unidade dum conjunto universitário). 10. Os alunos de uma dessas escolas). Tem, então, essas duas acepções que me interessam mais: a) 1. Capacidade, natural ou adquirida, de fazer alguma coisa. 2. Aptidão inata; disposição, tendência, talento, dom. b) 6. Qualquer setor do conhecimento humano. 7. O conjunto das disciplinas professadas em cada área do ensino de nível superior.  8.     P. ext. O corpo docente que as professa. 9. Escola superior (estabelecimento isolado ou unidade dum conjunto universitário).

                            Em resumo, a) capacidade de fazer alguma coisa, que o campo tem e sempre teve; b) a colocação de unidades de ensino superior no campo, na roça, mas não essas escolas agrícolas (que são grandes instituições) e sim uma interface de aproximação e renegociação entre campo e cidades.

                            E os “campotéis”, hotéis-do-campo, não seriam essas fazendas-hotéis que já existem faz algum tempo, seriam HOTÉIS DO CAMPO, hotéis mesmo, com todo gênero de conforto para pessoas de grande exigência e vida urbana antiga, com uma fazenda próxima totalmente funcional, isto é, que opere como tal e possa ser visitada todos os dias o dia todo sem interferir demais nas atividades; que lucre e ganhe com as atividades rurais.

                            Agora teríamos um sistema conjugado:

1.       faculdades da roça ligando o povo das cidades com o povo do campo, ensinando àqueles à investir em terras e em sua melhoria, em renovação, em reconstituição dos solos, em recuperação ampla e irrestrita da natureza um, em preparação de chácaras e sítios, em instalações de qualidade;

2.       hotéis da roça em grande estilo, onde fique hospedada a gente toda, especialmente os investidores (com tudo de pós-contemporâneo: computadores, antenas, DVD, salas de palestras, piscinas, bibliotecas e o que mais houver).

Assim remodelado esse sistema duplo seria levado ao mundo inteiro, todos os países principais, numa grande rede internacional.

Vitória, sábado, 19 de março de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário