terça-feira, 5 de setembro de 2017


Círculos Psicológicos

 

                            CONFORME A PSICOLOGIA NO MODELO

·       Círculos psicanalíticos ou de figuras:

a)           Círculos de acréscimo de equilíbrio ou de retroalimentação negativa (que conduzem a espiral ao zero do equilíbrio);

b)          Círculos de decréscimo ou retroalimentação positiva (que levam a espiral para longe do centro);

·       Círculos psico-sintéticos ou de objetivos;

·       Círculos econômicos ou produtivos;

·       Círculos sociológicos ou organizativos;

·       Círculos geo-históricos ou espaçotemporais:

1.       Primeira GH (não é a do primeiro mundo, mas de como uns entraram e outros saíram dessa condição: os motivos que levaram à entrada ou saída);

2.       Segunda GH;

3.      Terceira GH;

4.      Quarta GH;

5.      Quinta GH (que decisões TÃO RUINS tomaram as lideranças a ponto de comprometerem o futuro e conduzirem o povo para TÃO BAIXO).

Já falei das condições da construção dos mapas ou Atlas ou mapas-múndi (mesmo que mundos locais, estaduais, ou microlocais, municipais/urbanos) ou globos enquanto círculos cujas circunferências se afastam do ponto (PESSOAL: individual, familiar, grupal ou empresarial; AMBIENTAL: municipal/urbano, estadual, nacional ou mundial) central, demarcando ÁREAS DE INTERESSE ou de interação, por exemplo, da família com os supermercados. Isso pode ser feito tanto a favor (alimentação negativa, que aproxima – pois a dialética ou teoria das relações mostra o mundo como negativo-contrário) quanto contra (alimentação positiva, que afasta). Você pode pensar nas bancas de revista onde encontrar tal ou qual revista ou jornal (o fato de o mundo ser primitivo e não termos em nossas casas nos computadores relações dos objetos disponíveis neste ou naquele ponto de ofertas não nos diz que não vá melhorar, pelo contrário, diz que as exigências negadas farão avançar naquele sentindo naquela direção) e pode pensar em lugares que gostaria de evitar: o mapeamento deve apontar tanto o que queremos quanto o que não queremos. Tipicamente, para falar exageradamente, mas de modo revelador, os pais não gostariam de se mudar para locais onde os filhos estejam expostos a tráfico de drogas.

Mapas assim reveladores serão de máxima ajuda no futuro, digamos para empresas em busca de matérias-primas, de canais de escoamento e de uma série de insumos não-materiais, como os provindos do Conhecimento geral.

Estamos tão atrasados que a maioria das pessoas nem saberá do que estou falando. As que souberem ficarão espantadíssimas com tal atraso detectado. Só por não termos tais mapas nosso des-vendamento psicológico vai a marcha muito mais lenta do que poderia ir.

Vitória, domingo, 13 de março de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário