sexta-feira, 8 de setembro de 2017


As Quatro Primeiras Cidades e as Grandes Passadas que Iniciaram a Civilização

 

                            QUADRO DAS CIDADES

CIDADE
DE QUANDO
(a.C.)
DE ONDE
(Atual)
DESCRIÇÃO - Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Jericó
9000
Israel
Existem nas cercanias da cidade ruínas de grande valor arqueológico, compostas por uma dupla muralha muito sinuosa, de uma cultura do mesolítico que ali se estabeleceu por volta de 9000 a.C. Historicamente, é provável que não tenha havido o famoso massacre entre hebreus e cananeus. Após a morte de Herodes, que ocorreu em Jericó, a cidade foi destruída por escravos rebelados. Mais tarde, foi reconstruída em um lugar próximo. Teve importante papel na vida de Jesus Cristo.
Çatal Huyuk
6500 (outros datam de 9000 a.C.)
Turquia
Alguns dos primeiros povoados neolíticos do Oriente Médio foram encontrados na Ásia Menor. Um dos mais importantes, em Çatal Hüyük, próximo à atual Konya, data de 9000 a.C.
Mohenjo-Daro
2900
Paquistão
Mohenjo-Daro, cidade da Idade do Bronze da civilização do vale do Indo, construída na margem ocidental do rio Indo, ao sul de Larnaka (Paquistão). Com uma importante função política e administrativa; enquanto Harappa era a capital da província do Punjab, Mohenjo Daro era de Sind.
Harappa
2500
Paquistão
Harappa, cidade da Idade do Bronze na civilização do vale do Indo, também conhecida como civilização Harappa. Foi construída na margem esquerda do curso seco do rio Ravi, a leste do Paquistão, habitada de 2500 a.C. até o ano 1700 a.C., aproximadamente.

DISTÂNCIA TEMPORAL ENTRE AS CIDADES

DE - A
ANOS
Jericó a Çatal Huyuk
2.500
CH a Mohenjo-Daro
3.600
MD a Harappa
400

Mesmo que as datas não sejam exatamente essas há largos períodos e como vimos na evolução do Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens deveríamos esperar que as cavernas tivessem evoluído a pós-cavernas, a pré-cidades e a cidades, das quais temos essas quatro representantes acima. Na realidade, você pode ver perfeitamente, está muito esburacado, cheio de furos. Deveríamos encontrar aí muitos exemplos de cavernas, de pós-cavernas, de pré-cidades e de mais cidades, como hoje existem-nas de todos os tamanhos desde as gigantes com 30 milhões de habitantes, como Tóquio, a outras pequeninas de 250 habitantes, como as há nos EUA. Está furado, sem dúvida alguma.

Precisamos, por conseguinte, de muitas pesquisas de campo para cobrir aquelas grandes passadas de umas a outras cidades, porque não podemos esperar da tremenda diligência humana que desde Jericó (11 mil anos) a Harappa (4,5 mil anos passados) tivessem sido erguidas apenas quatro cidades em 6.500 anos. Os seres humanos trabalham muito, já que enfrentar e sobreviver à Natureza não é fácil; assim, produzimos uma enormidade em quantidade, de modo que mesmo a Natureza destruindo ainda reste algo para o futuro.

É de esperar que CENTENAS sejam descobertas em todas as etapas de desenvolvimento. Veja quanto trabalho há a fazer!
Vitória, domingo, 27 de março de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário