domingo, 3 de setembro de 2017


A Expansão Mundial do Bolso do Brasileirinho

 

                            Para a elaboração do Brasileirinho de Bolso, depois da publicação do dicionário D800, convém que tomemos os desdobramentos. É fato que até agoraqui quase todos se voltaram para os ricos, exceto por motivos pérfidos os padres e pastores no sentido de tomar o dízimo, ou os governos para pegar os tributos com que financiam as elites.

                            Entrementes, se bastante amor houver, podemos embasar a futura existência do povo, assim como Jesus disse: Vinde a Mim os Pequeninos. Ora, existem milhares de assuntos que o povo precisa conhecer do modo mais simples, tranqüilo, direto, claro, conciso.

                            Isso pode começar pela palavra bolso [no Aurélio Século XXI: (ô). De bolsa (ô). S. m. 1. Pequeno saco de pano cosido interna ou externamente à roupa, e que serve para guardar objetos pessoais, ou como enfeite; algibeira. 2. Bras. V. papo, 3. Bibliol. Espécie de envelope que se põe na contracapa de um livro para conter mapas, diagramas amostras, etc.; bolsa. 4. Marinh. Pequena superfície de pano que fica sujeita à ação do vento depois de carregada, mas não ferrada, a vela. 5. Marinh.  Balão ou seio que a vela forma quando cheia e esticada pelo vento. Pl.: bolsos (ô). Cf. bolso, do v. bolsar. Botar no bolso.  Bras.  Pop. 1. Enganar, burlar, lograr. 2.  Ser superior a; avantajar-se a]. Quis colocá-la para significar mesmo “enganável”, “o brasileirinho burlado”. Já “brasileirinho”, por ser diminutivo, é depreciativo, significando numa das acepções “fraco”. Uma pessoa de que todos zombam, inclusive as elites brasileiras.

                            Então, podemos para começar tomar a palavra BOLSO, tratando de bolso (de camisa, de calça) onde se guarda dinheiro e, por extensão, de dinheiro mesmo. Nisso a coisa pode tomar dimensão mundial ao contemplar todos os povos do mundo, todas as armadilhas que são preparadas nas nações, e aí investigar tudo que interessa, de escolas e matrículas a aplicação de tributos e o resto todo.

                            Enfim, é uma oportunidade única, dimensionalmente grande, ilimitada até. Uma quantidade vasta de empresas coligadas abordando quase todos os assuntos.
                            Vitória, quinta-feira, 03 de março de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário