domingo, 3 de setembro de 2017


A Ciência Antes da Ciência e Imediatamente Depois

 

PARA ENTENDER A NECESSIDADE DO LIVRO

1.
A ciência certa antes da ciência desautorizativa
2.
A nova versão que nega a anterior
3.
O esquecimento da responsabilidade pelos erros

Os cientistas vêm produzindo ótimas coisas, mas o modelo diz que tudo é ciclo e se há um lado de cima há também um lado de baixo, que eventualmente deve ser pago. Acreditar que a Ciência vá trazer só vantagem é não somente inocência infantil como também indício de irresponsabilidade. Vem a nova ciência e nega a anterior, que era até então a certa e na qual o mundo inteiro foi forçado a acreditar; os cientistas dizem que a Ciência é assim mesmo, sua vitalidade vem de ela se negar, mas isso é apenas ânimo positivista – na prática todos nós somos FORÇADOS a acreditar, tanto pelo prestígio implícito quanto pela propaganda burguesa. A sacrossanta Ciência tem sempre a última palavra e ninguém pode duvidar.

Ora, isso não é bom.

É importantíssimo, é fundamental que alguém se oponha e os mantenha nos trilhos da decência, pois o preço da liberdade eterna é a eterna vigilância.

Que tremenda porcaria a Ciência geral trouxe às nossas vidas? Todas elas devem ser denunciadas o quanto antes.

Vitória, sábado, 05 de março de 2005.

 

DESASTRES PROVOCADOS PELA CIÊNCIA (perguntei na Internet: vieram apenas 267 respostas em português, páginas do Brasil; sem saber inglês “science affront disaster” trouxe 15,5 mil; apenas “science disaster” deu 4,78 milhões de páginas)

Veneno e antídoto: ciência, tecnologia
e os riscos para o homem
Poison and antidote: science, technology, and human risks

Nas sociedades contemporâneas, a ciência e a tecnologia converteram-se em poderosas forças estratégicas, e tornaram-se eixos de grandes transformações na saúde, no meio ambiente e em qualquer outra esfera da vida social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário