sábado, 12 de novembro de 2016


Olha o Mirtilo Aí, Gente

 

Durante anos essa coisa andou ao redor da minha cabeça, visão lateral, não me animava a comprar.

O MIRTILO (ah, o mirtilo era o blueberry, já tinha tomado suco)

ÁRVORE
FRUTO
Resultado de imagem para MIRTILO ÁRVORE
Resultado de imagem para MIRTILO ÁRVORE
Vaccinium myrtillus
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaMirtilo
203 Vaccinum myrtillus L.jpg
Vaccinium myrtillus
L. 1753
O Vaccinium myrtillus é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea).[1][2] As plantas são arbustos de pequeno porte nativos da Eurásia e que também crescem em sub-bosques das florestas temperadas na Europa. Existe também o mirtilo americano, uma espécie nativa da América do Norte. É uma planta arbustiva, o fruto é uma baga que quando maduro adquire a coloração azul arroxeada, de tamanho pequeno, de sabor doce-ácido. Esta planta adapta-se bem ao clima temperado.
Cultivo
No Brasil
A Embrapa introduziu o mirtilo no sul do Brasil em 1983, trata-se de algumas variedades cultivadas na Europa em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-las no país, apenas conseguido de forma satisfatória no sul do Brasil, nas serras de nordeste do estado do Rio Grande do Sul e em cidades planálticas, visto que o planalto catarinense ou meridional se encontra na zona subtropical e a uma altitude média de 1000m. Cidades catarinenses como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Itá (Fazenda NiceBerry)[3], já estão introduzindo o fruto com sucesso, pois as temperaturas anuais destes logradouros encontram-se entre as mais baixas de todo o Brasil, com média de 11 °C a 13 °C anuais. No estado do Rio Grande do Sul, estas estão sendo inseridas, nas cidades mais altas das serras de Nordeste do estado, e em cidades com altitudes entre 900 a 1200m, tais como: São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria, Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula, visto, que apesar de serem altas e frias o ano inteiro, também possuem solo muito fértil e uma boa distribuição de chuva durante o ano todo.

Ao vivo é uma frutinha menos azul que na foto, onde aparece elegantíssima: é como baga de uva ou jabuticaba, apenas levemente doce, muito menos que as outras, e menor também, uma porqueirinha que estala ao ser mordida – sem sementes.

Custa caro, MUITO MAIS que jabuticaba ou uva, incomparavelmente, 15 reais cada 100 gramas, portanto, 150 o kg, valorizado apenas porque é raro e a demência nos acicata de vez em quando.

Temos INÚMERAS coisas nativas melhores no Brasil.

Vitória, sábado, 12 de novembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário