terça-feira, 15 de maio de 2018


Guerras Iniciais da Tribo e da Matilha

 

Segundo dizem agora a domesticação dos lobos começou há 100 mil anos, mas as provas mais firmes remontam a tão somente 12 mil anos. Vemos animais com os inuit ou esquimós, mas não com os índios - nem em retratações nem em filmes, ou pelo menos não vem à minha memória. Seria importante saber onde estiveram os cachorros, assim como os cereais, porque tanto uns quanto outros levaram a civilização humana através do planeta ou a consolidaram. Os cereais forneceram supercarga de amido e os cachorros supercarga de proteínas. Conversamos Gabriel e eu sobre as matilhas.

As cenas deverão ser revistas, pois tudo era organizadíssimo e muito mais vasto do que é geralmente mostrado. A tribo tinha CENTENAS de cachorros e eles realmente acossavam; em grupo eram invencíveis e devem ter contribuído para exterminar os mamutes, entre outros animais de grande porte, assim como para dar segurança à humanidade antes do fechamento em cercas (= CÍRCULOS = CIDADES na Rede Cognata) a partir de Jericó há 11 mil anos. Antes disso tanto em volta da Caverna geral no Terreirão geral os cachorros de boca pequena proveram segurança aos que ficavam (80 a 90 % de todos), enquanto os cachorros de boca grande proporcionaram as primeiras proteínas de seres recém-mortos, criaturas que não tinham virado carniça. É importante saber que povos domesticaram primeiro os cães porque esses conseguiram primeiro carne recém-morta, portanto, proteínas não-degeneradas que não provocavam doenças.

Devia ser lindo mesmo (à parte o sofrimento das presas) ver os guerreiros (20 a 10 % de todos: eram poucos) com suas centenas de cães saindo para acossar as presas e (só agora) os predadores também; pela primeira vez a humanidade teve defesa contra a predação da Natureza, levando suas centenas de bocas de grandes dentes, mesmo antes de inventar as lanças-dentes, as flechas-dentes, as facas-dentes e os machados-dentes, quer dizer, antes de criar a GRANDE BOCA da humanidade (todos os instrumentos e máquinas de guerra). Formidável, sem dúvida alguma.

Que exército poderosíssimo tribo e matilha constituíram! E que cenas deveriam ser os retornos das caçadas, as mulheres ultra-receptivas admirando cada vez mais os filhos-soldados de regresso. Momento único na geo-história da humanidade; deve ter sido ali que o poder mudou de mãos das mães-mulheres aos pais-filhos.

Vitória, sábado, 07 de outubro de 2006.

 

O CÃO E SUAS ORIGENS

Jerry Young/Dorling Kindersley
Dingo
É provável que o dingo australiano descenda de cachorros domesticados, procedentes da Ásia, que foram introduzidos na Austrália pelo homem pré-histórico. Sua dieta é carnívora, de mamíferos, répteis, insetos, carniça e aves, mas ele também pode comer algum tipo de matéria vegetal.
Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Cão doméstico
Cão doméstico, mamífero carnívoro considerado o primeiro animal a ser domesticado. O cão doméstico (Canis familiaris) conviveu com o ser humano como companheiro de trabalho ou animal de estimação em todos os lugares e culturas, desde a Antigüidade. Geralmente, aceita-se que o antepassado direto do cão doméstico é o lobo, originário da Europa, da Ásia e da América do Norte. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
 
Dorling Kindersley
Terra-nova
Famoso por sua habilidade nadadora, o terra-nova tem salvo pessoas de se afogar. Utilizado como cão de carga, atualmente se emprega como cão de guarda e de companhia. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário