domingo, 3 de setembro de 2017


Quando Entre Jericó e Mohenjo-Daro e Harappa Começou o Domínio Masculino

 

Há 11 mil anos atrás Jericó (a presumida primeira cidade) era feminina, tudo era redondo. Sabemos que com os primatas o domínio era masculino e em nossa época também. Mas quando os primatas se transformaram em hominídeos e estes em neandertais - o Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens o indica - o poder (caso único na Terra) migrou para as mulheres, que inventaram quase tudo, fora os instrumentos da guerra de caça. Depois, em algum momento, houve uma nova virada, justamente quando as cavernas deram lugar às pós-cavernas, estas às pré-cidades e por fim surgiram as cidades com os assentamentos dos homens. Estes tinham adquirido grande capacidade projetiva na caça e tomaram irresistivelmente o poder, na medida em que não tiveram mais de sair. As invenções femininas foram absorvidas e ampliadas. Há 4.500 anos atrás, em Harappa e Mohenjo-Daro, tudo já era masculino: reto e anguloso. Das casas às ruas, dos objetos aos instrumentos, tudo foi se transformando em masculino. Em 5,5 mil anos (ou menos, porque existem elos; talvez Çatal Huyuk já tivesse ruas quadradas) tudo mudou. Pode parecer muito, mas isso desconstruiu 10 milhões de anos de transição dos hominídeos.

Só os arqueólogos, baseados em dados firmes, vão poder dizer. Em qualquer momento houve uma mudança do poder, uma verdadeira revolução, os homens tomando o poder; só então a civilização deu saltos e parou de se arrastar e acumular lentamente ao modo das mulheres (foram elas que escolheram assim e aceitaram a passagem). Alí estava acontecendo uma guerra terrível, porque mesmo a cessão não se dá sem afirmação do jeito próprio.

TUDO NA ENCARTA - Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

JERICÓ
Jericó (arqueologia), sítio arqueológico, situado ao norte do mar Morto na Cisjordânia, onde foram encontradas diferentes colinas. As escavações mais antigas foram realizadas, em Tell Al-Sultan, por Kathleen Kenyon, em 1952. Com terras férteis e uma primavera constante, foi local de ocupação permanente entre 9000 a.C. até 1500 a.C.
ÇATAL KUYUK
Alguns dos primeiros povoados neolíticos do Oriente Médio foram encontrados na Ásia Menor. Um dos mais importantes, em Çatal Hüyük, próximo à atual Konya, data de 9000 a.C.
MOHENJO-DARO
Mohenjo-Daro, cidade da Idade do Bronze da civilização do vale do Indo, construída na margem ocidental do rio Indo, ao sul de Larnaka (Paquistão). Com uma importante função política e administrativa; enquanto Harappa era a capital da província do Punjab, Mohenjo Daro era de Sind.
HARAPPA
Harappa, cidade da Idade do Bronze na civilização do vale do Indo, também conhecida como civilização Harappa. Foi construída na margem esquerda do curso seco do rio Ravi, a leste do Paquistão, habitada de 2500 a.C. até o ano 1700 a.C., aproximadamente.

UMA PÓS-CAVERNA ESCRITINHA (redonda, as casas juntas e amontoadas umas sobre as outras, sem ruas)


NÃO HAVIA AINDA IDÉIA DE SEPARAÇÃO, DE DISTINÇÃO, DE PROPRIEDADE PRIVADA (as casas já eram quadradas, mas estavam misturadas)


MAS JÁ HAVIA GUERRA E DEFESA (o poder do homem caçador estava se insinuando)


UM AMONTOADO... (as mulheres tenderiam a ficar todas juntas, para melhor defesa na ausência dos homens)


... E TUDO REDONDO (esperaríamos que fosse tudo redondo na Primeira Jericó, a mais antiga e a mais debaixo – desde casas e muralhas a tudo mais, representando o domínio feminino anterior)

Jericho.JPG (17862 bytes)

MAS EM MOHENJO-DARO E HARAPPA TUDO JÁ TINHA FICADO QUADRADO (casas quadradas, ruas bem definidas)

Çatal Huyuk

002

Harappa


Mohenjo-Daro

Nenhum comentário:

Postar um comentário